Junto ao Prof. Simon Larsson (Luleå University of Technology, Suécia) e A. Svanberg (Luleå University of Technology, Suécia), o Prof. L.M. Tavares está organizando a sessão intitulada “Computational Methods in Mining, Mineral Processing and Geotechnical Applications” como parte do IX International Conference on Particle-based Methods (Particles 2025). O evento será realizado de 20-22 de outubro de 2025 em Barcelona, Espanha.
Clique AQUI para mais informações sobre o evento e chamada de trabalhos.
As já tradicionais listagens dos pesquisadores entre os 2% com maior repercussão de suas publicações do mundo (August 2024 data-update for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators") foram há pouco divulgadas e temos duas ótimas notícias: O Prof. Luís Marcelo Tavares subiu substancialmente em ambos os rankings, enquanto nosso pesquisador pós-doutor, o Gabriel Pantoja Barrios, marcou sua presença pela primeira vez em uma delas!
Um dos rankings lista os pesquisadores com base em todas as citações recebidas ao longo de sua carreira, enquanto o outro lista os pesquisadores de maior destaque considerando apenas citações recebidas em 2023. Ambas as listas incluem os 2% dos pesquisadores em cada uma das várias áreas de atuação.
No caso do Prof. Tavares o destaque é sua ascensão no ranking principal, que trata de citações recebidas ao longo de toda sua carreira. Ele subiu mais de 10 mil posições, agora sendo listado entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, tendo subido para a posição 96.727. Dentre os pesquisadores que atuam no Brasil, subiu mais de 40 posições, agora ocupando a posição 279. De todos os pesquisadores do mundo que atuam na área de mineração e metalurgia (Mining & Metallurgy), subiu de 38 para 35. Atualmente é o pesquisador da COPPE com mais alto ranking.
No caso do Gabriel P. Barrios o destaque foi seu ingresso na lista dos pesquisadores com maior destaque no mundo com base nas citações recebidas em 2023. Ele está ocupando a posição 789.448, dentre um total de mais de oito milhões de pesquisadores, ficando na 7ª posição dentre os pesquisadores que atuam no país na área de Mining & Metallurgy! Nesse mesmo ranking, o Prof. L. Marcelo Tavares ocupa a posição 28.084 e o 1º lugar nessa mesma área no Brasil.
Embora nessas listas constem os indivíduos, essa posição de destaque alcançada pelos pesquisadores é fruto de todo o trabalho em equipe do corpo social do LTM!
O Departamento e Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ organizou mais uma edição do Painel PEMM, com 75 submissões de trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação, mestrado e doutorado. Um evento de grande importância para a troca de conhecimento e apresentação de inovações na área!
Na categoria Graduação:
• Nyvea Motta apresentou o pôster Estudo das emissões eólicas de material particulado a partir da degradação de pelota queimada, orientada por Andrés Petit e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Dariana Andressa Andrade de Oliveira apresentou o pôster Investigação da quebra multicomponente em leitos confinados de partículas, orientada por Túlio Campos e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Bernardo apresentou o pôster Energia específica na produção de agregado para a construção civil, orientado por Erick Guimarães e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Lucas Tavares apresentou a comunicação oral Análise da redução de emissão de particulado pelo uso de barreira de árvores, orientado por Prof. Luiz Silva e Andrés Petit.
Na categoria Mestrado:
• Felipe apresentou Avaliação da abrasividade Ai de Bond e dureza dos revestimentos de britagem produzidos por manufatura aditiva, orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Erick apresentou Viabilidade técnica da mineração submarina de areia na Baía de Guanabara – Remoção de sal aderido ao sedimento, também orientado pelo Luís Marcelo Tavares.
Na categoria Doutorado:
• Thales apresentou Modelagem e simulação dinâmica de um circuito de britagem de minério de nióbio, orientado por Luís Marcelo Tavares.
• Túlio apresentou Quebra de partículas por compressão: Da quebra de partículas individuais a leitos confinados, orientado por Luís Marcelo Tavares, e foi premiado com o melhor trabalho na categoria Doutorado Comunicação Oral, destacando-se pela relevância do tema e excelência na apresentação.
Parabenizamos todos os participantes pelo empenho e pelas contribuições importantes para o avanço da pesquisa na nossa área!
Foto 1: Túlio Foto 2: Erick Foto 3: Bernardo
Foto 4: Dariana Andressa Foto 5: Felipe Foto 6: Lucas Tavares
Pesquisadores do LTM/UFRJ tiveram uma participação destacada no XXXI International Minerals Processing Congress (IMPC), realizado de 29/9 a 3/10 em Washington (DC), com trabalhos relevantes em áreas de grande impacto no setor. Esse é o principal congresso na área de tratamento de minérios a nível internacional, realizado a cada dois anos.
Túlio Campos apresentou o trabalho intitulado "A Preliminary Non-linear Model Predictive Control for Pressing Iron Ore Concentrates in an Industrial HPGR", onde foram abordadas soluções inovadoras para o controle preditivo em prensas de rolos (HPGR). Além disso, ele presidiu a Sessão Comminution II (HPGR Technology), que discutiu os avanços e desafios dessa tecnologia.
Victor Rodriguez trouxe uma contribuição importante com o estudo "Predicting the Performance of an Industrial HPGR with Severely Worn Rollers Using DEM", no qual foi analisado o desempenho de prensas de rolos com desgaste severo, utilizando simulação por método de elementos discretos (DEM).
Rodrigo Carvalho, por sua vez, apresentou o trabalho "Dynamic Simulation of Multicomponent Grinding Circuits Using Dyssol", abordando o uso de simulação dinâmica em circuitos de moagem multicomponentes, um campo que promete otimizar processos industriais de maneira significativa.
Além das apresentações, os três pesquisadores representaram o LTM/UFRJ no workshop organizado pelo Global Comminution Collaborative (GCC), onde discutiram temas fundamentais com parceiros da indústria. Nesse encontro, Rodrigo Carvalho apresentou uma proposta para a implementação de uma plataforma de simulação dinâmica em colaboração com a DyssolTec, reforçando a importância da inovação tecnológica no setor.
Por fim, Luís Marcelo Tavares foi eleito para fazer parte do IMPC Council, conselho formado pelos três presidentes dos congressos anteriores, além de oito membros eleitos. Ele participará desse conselho, que trata da escolha dos países-sede e de tratativas com os organizadores, de 2024 a 2028.
Essa participação no IMPC é um marco importante para o LTM/UFRJ, destacando a relevância da pesquisa acadêmica em colaboração com a indústria para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de processamento mineral.
Como já é tradição, a equipe do LTM marcou forte presença na edição de 2024 da ABM Week, realizada de 3 a 5 de Setembro em São Paulo, com a presença de 8 de seus membros: Prof. Luís Marcelo, Alessandro Oliveira, Victor Rodriguez, Túlio Campos, Vivian Moutinho, Rodrigo Prates, Felipe Almeira e Nyvea Motta.
Um total de 5 trabalhos foram apresentados, sendo divididos entre o 23º Seminário de Mineração e o 10º Seminário de Aglomeração de Minérios, enquanto participamos ativamente de uma Mesa Redonda.
No dia 3 de Setembro, dois trabalhos realizados em uma parceria do LTM com a equipe do Minas Rio, da Anglo American, foram apresentados. Foram eles o “Comparação de alternativas de britagem primária para itabirito competente usando DEM”, apresentado pelo Victor, e o “Simulação integrada do processamento de minério de ferro em Minas-Rio: Mais de uma década de parceria universidade-empresa”, apresentado pelo Prof. Luís Marcelo. No dia 4 de Setembro o Prof. Luís Marcelo apresentou um terceiro trabalho da parceria LTM/Minas-Rio, este intitulado “Tipologias na cominuição de itabiritos: Caso da jazida de Serra do Sapo – Minas-Rio”. Ainda no dia 4 de Setembro dois outros trabalhos, dessa vez em uma parceria LTM/Vale, foram apresentados, sendo o trabalho “Controle preditivo baseado em modelo aplicado à prensagem industrial de concentrados de minério de ferro” apresentado pelo Túlio e o trabalho “Avaliação do desempenho de um sistema de alimentação do separador magnético de rolos no processamento de minério de ferro a seco” apresentado pelo Alessandro.
A Mesa Redonda, que fez parte do 23º Seminário de Mineração, tratou do uso da Inteligência Artificial na Mineração, e teve como participantes o Prof. Marcelo Tavares, além do Dr. Constantino Seixas, Dr. Giorgio de Tomi e da Gerente de Programas da Vale, Ana Carolina Bruno. A mesa contou com a mediação de Gisele Hwang. Ela foi idealizada pela Vânia Andrade e contou com o apoio do Túlio na organização.
Um ponto de destaque da edição comemorativa dos 80 anos da ABM desse ano foi o apoio que a associação ofereceu a várias instituições de ensino no Brasil, entre elas a UFRJ. Isso tornou possível fretar um ônibus, que levou tanto vários membros do LTM quanto do DMM/PEMM!
O Prof. Marcelo apresentou no dia 7 de março de 2024 a palestra intitulada "Avanços na modelagem e simulação do processamento mineral aplicáveis a minérios de fosfato", como parte do 1 o Congresso Brasileiro de Fosfatos, realizado de 5 a 8 de março em Caldas Novas (GO). Na palestra ele abordou brevemente alguns dos avanços realizados pelo grupo na simulação de britadores usando DEM, na simulação online do HPGR, na simulação em regime estacionário integrada de circuito de cominuição, bem como na simulação dinâmica de um circuito de britagem. Além da palestra, o professor também fez parte da comissão organizadora,bem como da comissão técnica do evento.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas AQUI
Clique AQUI para acessar o flyer
O ano que passou foi muito intenso de trabalho e realizações. Esse foi um ano especial, pois marcou os 25 anos de existência do LTM, carregando consigo uma trilha de realizações! A seguir um breve resumo dos destaques do ano:
PROJETOS
Provavelmente o ponto alto do ano foi a atuação da equipe do LTM nos vários projetos com a indústria. Inclusive, batemos o recorde de recursos captados em projetos com a indústria, superando os R$3,5 milhões no ano. Um resumo das atividades nessa área é apresentado a seguir:
Finalizamos diversos projetos nesse ano: Esse foi o caso do projeto com a Vale que tratou da aplicação da tecnologia digital shadow na prensagem de pellet feed. Esse contou com a participação direta de Túlio e Andres, e resultou na implantação de ferramenta online que assiste à operação de uma prensa no Complexo de Tubarão (ES). Outro projeto concluído foi uma parceria com a ESSS, a qual tratou da avaliação/aprimoramento de modelos de quebra de partículas no Rocky DEM. Desse projeto participaram Andrés e Alan. Projeto concluído com a Ternium tratou da otimização da moagem de coque breeze usando ferramentas de modelagem e simulação. Esse contou com a participação de Thales e Gabriel, além de apoio de Rodrigo, sob a coordenação do Marcelo, tendo mostrado grandes oportunidades de otimização do sistema de moagem da empresa. Concluímos também projeto com a MRS Logística que tratou de montagem de um plano de controle das emissões de particulados finos do transporte ferroviário de minério de ferro nos trechos de Mangaratiba e Itaguaí (RJ), que contou com o apoio do Rangler, além do parceiro Luiz Maia do IGEO/UFRJ, também sob a coordenação de Marcelo. Por fim, concluímos o projeto que tratou da caracterização da britabilidade de Itabiritos Compactos e simulação avançada da britagem primária com a Anglo American. Esse projeto envolveu vários membros da equipe técnica do LTM (Rangler, Maike e Thassio), com forte participação de Gabriel, Victor e Alan e coordenação de Marcelo. Nesse projeto utilizamos, de forma pioneira, a simulação DEM e o nosso modelo de quebra na análise comparativa de alternativas de britagem primária de minérios de ferro supercompactos.
Vários projetos iniciados em anos anteriores avançaram em 2023. O projeto com a Ternium que trata do estudo da remoção de zinco da lama de alto forno usando processos físicos de separação, foi um deles. O projeto conta com a participação de Luciana, além de apoio da equipe de técnicos do LTM. O projeto que trata de ensaios de quebra por impacto e compressão em leitos de partículas, realizado junto ao CDM/Vale, continuou avançando em 2023. Dele participa toda a equipe técnica do LTM, incluindo nosso quase septuagenário Jacyntho. Um segundo projeto com a Vale, esse com parceria da EMBRAPII-COPPE, trata da investigação da interação ar-sólido durante o manuseio de minério de ferro e pelotas. Esse projeto conta com a liderança do Andrés, além do Felipe (Vale), Gabriel e Rangler, com coordenação de Marcelo. O projeto “Improvement and practical application of the Tavares breakage model in EDEM”, que conta com a participação do Victor e a coordenação do Marcelo, trata do avanço no desenvolvimento do model Tavares no Altair EDEM, com avanços que já serão incorporados na próxima versão do EDEM. O projeto “Estudo de modelagem matemática de separadores magnéticos a seco” com a Vale, trata de uma primeira iniciativa de modelagem desses separadores. Ele conta com a participação do Alan Fidalgo e coordenação de Marcelo, já tendo resultado no primeiro modelo empírico para esse tipo de separador. Dentre os projetos com financiamento público, o projeto CNPq Universal, que trata da modelagem avançada do moinho vertical agitado também avançou nesse ano, tendo contado com a participação do Alessandro e Yemcy (CEFET), Rodrigo, Gabriel e Andrés, sob a coordenação do Marcelo. Projeto que também avançou foi o que trata da simulação da britagem seletiva de minerais estratégicos aprovado no edital CT-Mineral/CNPq. Esse projeto é uma parceria do LTM (Gabriel, Victor, Alan e Lipe) com a equipe técnica do LNTSold. O britador de mandíbulas do LTM foi reformado e modernizado e as primeiras peças produzidas por manufatura aditiva estão sendo testadas.
Alguns projetos se iniciaram em 2023. Projeto com a CMOC Nióbio, que trata da otimização das operações de britagem, escalpe e moagem do minério de nióbio, iniciou e já resultou em importantes avanços ao longo do ano, com destaque para proposições de alternativas de melhoria na área de moagem e recuperação de nióbio. Ele conta com a liderança do Gabriel, apoio por Túlio e coordenação de Marcelo. Projeto com financiamento da Vale-EMBRAPII, intitulado “Modelagem avançada no desenvolvimento de ensaio de variabilidade do separador Reflux e na otimização de britagem” também iniciou nesse ano. Ele conta com a participação de Andrés, Gabriel e Lipe e coordenação de Marcelo. Projeto internacional com a Weir Minerals, que trata da aplicação da modelagem DEM da prensagem de rolos em escala piloto, teve importantes avanços ao longo do ano. Ele conta com a participação do Victor e coordenação de Marcelo. Iniciamos também nesse ano o primeiro projeto com a CSN em mais de duas décadas. Ele trata da avaliação mineralógica e de rotas de cominuição de itabiritos compactos do Esmeril. Finalizamos a caracterização das principais tipologias de minério de jazida e já foram propostas, em caráter preliminar, rotas de processo. Participa dele Gabriel, além de Túlio, sob a coordenação de Marcelo. Iniciou também nesse ano projeto com a Bionow que trata da caracterização de produtos de biocarbono, efeito de intempérie e previsão da degradação durante o manuseio utilizando simulação avançada do manuseio de granéis. Coordenado pelo Rodrigo, ele conta ainda com a participação de Emerson, Noah e equipe técnica do LTM. Iniciamos vários projetos com a Samarco Mineração. Um deles trata da geometalurgia e análise da degradação de pelotas devido ao efeito intemprico, coordenado por Marcelo e que conta com a liderança de Andrés e apoio de Maike, Thassio e Lipe. Um novo projeto com a Anglo American (Minas Rio) foi iniciado, tratando do apoio à empresa nas suas iniciativas de expansão a médio/longo prazo da etapa de cominuição. Dele participa Victor, Túlio, Gabriel, sob a coordenação de Marcelo. Projeto também foi iniciado com a Vale (CTSS), tratando da otimização do manuseio de minério de ferro a umidade natural e a seco via simulação. Coordenado por Rodrigo, ele conta ainda com a participação de Emerson, Gabriel, Noah, Lipe e Filipe. O projeto tem apoiado a empresa em tomadas de decisão envolvendo o manuseio de minério fino a seco à montante de seus equipamentos de separação magnética de alta intensidade.
DISSERTAÇÕES/TESES
No início do ano Túlio defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “A novel HPGR online modeling and simulation approach coupled with real-time information”, orientada por Marcelo e Andrés. No final do ano Thales defendeu sua dissertação com título “Simulação e otimização de circuito de moagem de coque breeze contendo moinho de barras”, orientada por Marcelo e Rodrigo. Esses trabalhos se destacaram pelas várias publicações em periódicos de alto impacto. Rodrigo Prates defendeu seu projeto final de curso intitulado “Simulação dinâmica de circuitos de cominuição utilizando o software Dyssol”, sob a orientação de Rodrigo.
PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS E APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS
Com 9 publicações em periódicos de circulação internacional, foi a primeira vez desde 2017 que nossa produção caiu para um dígito! Ainda que em menor número, quase a totalidade dos trabalhos foram publicados em periódicos de alto fator de impacto, que mostra que mantivemos atenção à qualidade. Aumentamos também o número de artigos submetidos no ano (10), mas que ainda foi abaixo da nossa meta anual de 12.
Ministramos três palestras convidadas em congressos e simpósios. O maior destaque ficou por conta da palestra convidada ministrada por Rodrigo no Particles 2023, realizada em Milão (Itália) e intitulada “Modeling breakage of green iron ore pellets by impact”. A nível nacional, Marcelo ministrou palestras convidadas no XXVI Encontro Nacional de Modelagem Computacional em Nova Friburgo (ENMC) (RJ), intitulada “Modelagem computacional avançada e simulação nas indústrias mineral e metalúrgica” e no 1º Simpósio Brasileiro Ciência do Cimento (SBCC2023) em São Paulo (SP), intitulada “Developing pozzolanic materials through grinding”. Adicionalmente, Marcelo apresentou a palestra convidada “Advances in HPGR technology and modeling” no ciclo de webinars do GCC.
A equipe do LTM também marcou sua presença em vários congressos internacionais, com a apresentação de trabalhos por Túlio, Marcelo e Rodrigo no Comminution 2023 em Cape Town (África do Sul), bem como no Workshop do GCC, realizado em Maun (Botswana). Andrés fez apresentações no Partec 2023 (Nuremberg, Alemanha) e no DEM9 (Erlangen, Alemanha). A nível nacional, Túlio, Rodrigo Prates e Noah fizeram apresentações no ENMC (Nova Friburgo), enquanto vários membros da equipe apresentaram trabalhos na edição 2023 da tradicional ABM Week, em São Paulo (SP), incluindo Rodrigo, Marcelo, Túlio, Bernardo, Rodrigo Prates, Thales, Alan, Noah, Andrés, Victor, Luciana e Eduardo. A coordenação do LTM entende que é estratégica, e por isso apoia, a divulgação dos nossos trabalhos nos principais eventos técnicos da área, pois dá a oportunidade aos alunos de desenvolver suas habilidades, enquanto dá visibilidade nacional e internacional às pesquisas em andamento no grupo.
PRÊMIOS E DISTINÇÕES
Recebemos, com muita satisfação, dois prêmios na ABM Week de 2023. O primeiro foi o Prêmio Vale Aglomeração de Minérios, recebido pelo trabalho intitulado “Uso de resíduos de granito como coating de pelotas para reatores de redução direta”, recebido por Ana Maria (Samarco e mestranda LTM), além de Marcelo e outros membros da equipe Samarco. O segundo foi o Prêmio Samarco Mineração, recebido pelo trabalho “Estratégia robusta de calibração de parâmetros para simulação do escoamento de minério de ferro em chutes de transferência”, de autoria de Guilherme (Vale e doutorando LTM), Henrique (egresso LTM), Rodrigo e Marcelo.
Túlio recebeu o “GCC Student Paper Award” pela sua apresentação no Comminution 2023. Alan Fidalgo recebeu menção honrosa pela sua apresentação na 12ª Semana de Integração Acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Túlio foi premiado pela melhor apresentação oral a nível de doutorado, Rodrigo Prates pela de graduação e Alan Fidalgo recebeu menção honrosa pelas suas apresentações na IX Semana Metalmat e Painel PEMM 2023.
Pelo quarto ano seguido Marcelo apareceu no ranking da Elsevier Stamford de cientistas, com destaque para sua ascensão na classificação para a colocação 107.467 dentre todos os pesquisadores do mundo considerando todas as citações recebidas ao longo de sua carreira e 33.646 se consideradas apenas as citações recebidas em 2022. No Brasil, sua posição passou a 353 se considerada toda a sua carreira e 65 se consideradas apenas as citações recebidas em 2022.
INOVAÇÃO
Dentre os vários avanços realizados nas pesquisas no ano se destacam a aplicação pioneira do acoplamento DEM-CFD ao modelo mecanicista UFRJ na simulação do moinho de carga agitada vertical, em trabalho de Andrés, Alessandro, Rodrigo e Marcelo, bem como da aplicação do acoplamento DEM-SPH ao modelo mecanicista UFRJ na simulação do moinho planetário, em trabalho de Andrés, Victor e Marcelo. Andrés também foi responsável pela aplicação pioneira do KTGF na simulação das emissões de material particulado de forno de redução direta.
Um outro destaque foram os avanços na modelagem dinâmica usando a plataforma Dyssol. Rodrigo e Rodrigo Prates implementaram com sucesso modelos matemáticos de cominuição e classificação, incluindo o caso multicomponente.
Túlio esteve à frente da implementação do digital shadow de uma prensa de rolos em uma usina do Complexo de Tubarão da Vale, a qual apoia o operador nas suas tomadas de decisão em tempo real.
Andrés, com o apoio do Gabriel, construíram um túnel de vento em miniatura para simular emissões durante o carregamento de embarcações, enquanto diversos membros da equipe se envolveram com a construção de sistemas em escala reduzida de simulação de manuseio de minérios, auxiliados por manufatura aditiva polimérica.
PESSOAS
Algumas mudanças aconteceram de nossa equipe: em tempo integral Bernardo, Túlio e Vivian ingressaram no doutorado no PEMM, enquanto Lipe e Rodrigo Prates ingressaram no mestrado. Guilherme Oliveira ingressou no doutorado no PEMM em tempo parcial.
Novos alunos de Iniciação Científica passaram a fazer parte da equipe do LTM, incluindo Noah e Filipe Almeida.
Ericksson Almendra, docente que participou dos primeiros anos do LTM, tendo orientado várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, aposentou em 2023!
Marcelo foi convidado para compor o comitê editorial do novo periódico internacional Green and Smart Mining Engineering, da Elsevier. Ele também participou do comitê julgador do edital PROPG CAPES, bem como do comitê que premiou as melhores teses da USP. Sua participação como membro do Comitê Técnico-Científico do CETEM se encerrou em outubro/2023.
Rodrigo tornou-se membro efetivo do GCC e atuou como avaliador dos trabalhos apresentados na XII Jornada do Programa de Capacitação Institucional do CETEM. Finalmente, Rodrigo foi eleito coordenador acadêmico do Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais para o biênio 2024-2025.
OUTROS
Após vários anos sem modificação na estrutura física, concluímos as muito necessárias reformas dos banheiros do 2º andar do LTM, enquanto a construção/reforma dos vestiários no piso térreo se encontra na etapa final. Além disso, obtivemos autorização para início das obras de construção de nossa oficina mecânica no subsolo do LTM.
Em 2023 testemunhamos também um aumento substancial no número de interessados nos trabalhos do LTM, com um aumento de 30% do número de seguidores no LinkedIn, que hoje se aproxima de 1200 pessoas.
EXPECTATIVAS PARA 2024
Sempre atentos a oportunidades de desenvolvimento e crescimento do grupo, vemos que o nosso rol de empresas parceiras tem crescido tanto em número quanto em intensidade (número de projetos). Isso é fruto do reconhecimento da excelência que sempre guiou as atividades do LTM e o espírito de que nosso melhor trabalho é feito em parceria com a indústria, resolvendo problemas do mundo real.
Um desafio a ser vencido em 2024 é a ampliação da produção científica qualificada, com aumento de artigos submetidos e publicados em periódicos de alto nível. Ainda que os nossos recordes históricos de número de artigos submetidos (17) e publicados (15) sejam expressivos, há motivo para acreditar que teremos condições de, se não superá-los, igualá-los! Isso será feito sem desatenção à formação de recursos humanos de alto nível, que uma das principais missões do LTM! Inclusive, nossa expectativa é da conclusão de 4 mestrados e 2 doutorados em 2024!
Coordenação do LTM/COPPE/E.Poli
O prof. Luís Marcelo Tavares apresentou palestras convidadas em dois eventos nacionais nesse último trimestre de 2023.
O primeiro foi o XXVI Encontro Nacional de Modelagem Computacional, que ocorreu em Nova Friburgo (RJ) de 25 a 27 de outubro. Este evento, sediado pelo IPRJ/UERJ, mas organizado por várias instituições brasileiras, está entre os mais tradicionais na área. A palestra ministrada foi “Modelagem computacional avançada e simulação nas indústrias mineral e metalúrgica”, que mostrou vários exemplos de aplicações inovadoras desenvolvidas pelo LTM/UFRJ na área, algumas das quais amplamente difundidas no Brasil e no mundo.
O segundo foi o 1º Simpósio Brasileiro Ciência do Cimento (SBCC2023), que ocorreu na Cidade Universitária da USP em São Paulo (SP) nos dias 5 e 6 de novembro. Ele antecedeu o 8º Congresso Brasileiro de Cimento (CBCi), promovido pela Associação Brasileira do Cimento Portland (ABCP). A palestra ministrada foi “Developing pozzolanic materials through grinding”, a qual irá tratou da revisão dos avanços realizados em anos recentes na área, que mostram o potencial – ainda relativamente pouco explorado – do uso da moagem como uma operação para desenvolver materiais cimentícios suplementares, com muito bons resultados no caso de cinzas residuais.
Links para as páginas dos eventos:
XXVI Encontro Nacional de Modelagem Computacional
1º Simpósio Brasileiro Ciência do Cimento (SBCC2023)
Foi recentemente publicada a edição de 2023 do Elsevier-Stanford Ranking of Scientists, que contém duas classificações nas quais são listados os 2% cientistas de maior impacto nas várias áreas do conhecimento: uma que leva em consideração citações ao longo de toda a sua carreira e a outra que leva em conta somente as citações recebidas em 2022. Pela quarta vez seguida o Prof. Luís Marcelo aparece neste importante ranking internacional. A outra boa notícia foi sua ascensão quando comparado ao ano passado: na principal classificação, a que leva em consideração toda a carreira do pesquisador, ele subiu da posição 122.807 para 107.467 dentre todos os pesquisadores no mundo, bem como da posição 353 para 320 se considerados apenas aqueles que atuam no Brasil. Ele passou para o top 20 entre aqueles que atuam na UFRJ, principal universidade federal do Brasil. Ele também subiu da posição 40 (2022) para 38 (2023) quando comparado àqueles que atuam predominantemente nas áreas de mineração e metalurgia no mundo, mantendo-se na segunda posição nessa área na América Latina.
Os números são ainda de maior destaque se considerada a segunda classificação, aquela que leva em conta apenas as citações recebidas em 2022. Nela ele agora ocupa a posição 27.596 em comparação a 33.646 em 2022 no mundo e 65 no Brasil, ou seja, 22 posições acima de sua classificação em 2022 (87) e 4º lugar na UFRJ. Na área de mineração e metalurgia ele se manteve na 11ª posição no mundo e é o pesquisador mais bem classificado na América Latina e o segundo das Américas.
Esse ranking se baseia nos artigos publicados em periódicos e suas citações. É importante lembrar que os artigos citados e reconhecidos nesse ranking foram, em sua grande maioria, escritos com vários co-autores, que incluem alunos, pesquisadores pós-doutores, docentes da UFRJ, bem como parceiros da indústria e da academia tanto do Brasil quanto do exterior. Assim, mais que um reconhecimento individual, ele destaca todo o grupo que não mede esforços para gerar trabalhos que influenciam os rumos da pesquisa e da engenharia nas áreas de mineração e metalurgia, mesmo com as várias dificuldades que encontramos para fazer pesquisa de qualidade no Brasil. É importante ainda reconhecer todos aqueles que, ainda que não tenham sido autores dos trabalhos citados, deram importante grande contribuição para que eles se tornassem realidade. Esse é o caso da equipe técnica do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/UFRJ, responsável por gerar bons resultados em bancada, e da administrativa, por dar apoio no cuidado com a burocracia na pesquisa, que só faz é crescer...
No estudo, os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, utilizando dados do Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab. Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus até 1 de outubro de 2023. Classificar cientistas conforme seu impacto sempre é uma tarefa difícil e muitas vezes questionável. Entretanto, dentre os vários rankings já publicados, esse em particular tem encontrado aceitação na comunidade por dar ênfase às citações, excluindo as autocitações, bem como comparando pesquisadores de áreas afins.
As classificações estão disponíveis em Excel e podem ser baixadas AQUI.
Prof. Rodrigo M. de Carvalho irá apresentar palestra keynote no VIII International Conference on Particle-Based Methods, que acontece de 9 a 11 de outubro de 2023 em Milão (Itália). O trabalho é intitulado “Modeling breakage of green iron ore pellets by impact”, que ainda conta com a co-autoria de Anderson Thomazini (Vale), Emerson da Cunha e o Prof. Luís Marcelo Tavares (LTM/UFRJ). Ele abre a sessão “Particle-Based Methods in Mining and Mineral Processing I”, organizada por Simon Larsson (Lulea) e Pär Jonsen (LKAB). Esse trabalho é oriundo das pesquisas realizadas em anos recentes sobre a degradação mecânica de pelotas verdes de minério de ferro, financiada pela Vale em dois convênios de cooperação científica, coordenados pelo Prof. Luís Marcelo e pelo Prof. Rodrigo Carvalho, respectivamente. As pesquisas nessa área resultaram em duas dissertações de mestrado já defendidas, uma especificamente no tema por Anderson Thomazini, além de um aplicativo que permite a simulação de toda a rota de manuseio de pelotas verdes desde os discos de pelotização até os fornos de endurecimento.
Mantendo a ótima tradição de desempenho da equipe do LTM nesse evento no qual as atividades do Departamento/Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais são divulgadas por meio dos trabalhos dos seus discentes, pesquisadores de iniciação científica e doutorado do LTM alcançaram importantes destaques:
• Melhor apresentação oral a nível de doutorado: Túlio Moreira Campos, com o trabalho “Modelagem e simulação em tempo real de prensa de rolos na indústria”, orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares e pelo pesquisador pós-doutor Horacio Andrés Petit.
• Melhor apresentação oral a nível de graduação: Rodrigo de Almeida Prates, com o trabalho “Simulação dinâmica de circuitos de cominuição utilizando o software Dyssol”, orientado pelo Prof. Rodrigo M. de Carvalho.
• Menção honrosa de apresentação oral a nível de graduação: Alan Pereira Fidalgo, com o trabalho “Caracterização e modelagem da forma de partículas grossas para simulações DEM”, orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares, tendo o trabalho ainda contado com a participação de Gabriel Kamilo Pantoja Barrios (pesquisador pós-doutor) e Alan Anderson de Arruda Tino (doutorando).
Ainda que não tenham sido premiados, os demais alunos do LTM receberam elogios por suas apresentações e chamaram a atenção para os ótimos avanços nas pesquisas nesse último ano!
A IX Semana Metalmat e Painel PEMM 2023 foi realizada de 28 de agosto a 1º de setembro e este ano teve como docente homenageada a Profa. Glória Soares.
Foi com grande satisfação que recebemos no dia 1/8/2023, não um, mas dois prêmios de reconhecimento técnico na 7ª edição da ABM Week!
O primeiro foi o Prêmio Vale Aglomeração de Minérios, recebido pelo trabalho intitulado “Uso de resíduos de granito como coating de pelotas para reatores de redução direta”, de autoria de Ana Maria Bailon, Felipe Morato, Samuel Sena, Sanderson Battestin, Raphael D. de Medeiros, Ricardo J. da Silva (Samarco) e Luís Marcelo Tavares (LTM/UFRJ). Esse trabalho é parte da pesquisa de mestrado de Ana Maria Bailon no PEMM/UFRJ (em andamento), sob orientação do Prof. Luís Marcelo Tavares.
O segundo foi o Prêmio Samarco Mineração, recebido pelo trabalho intitulado “Estratégia robusta de calibração de parâmetros para simulação do escoamento de minério de ferro em chutes de transferência”, de autoria de Guilherme Pereira de Oliveira (Vale), Henrique Almeida, Rodrigo Magalhães de Carvalho e Luís Marcelo Tavares (LTM/UFRJ). Este trabalho foi fruto de convênio de cooperação técnico-científica entre a Vale e a UFRJ, bem como da pesquisa de mestrado de Guilherme Pereira de Oliveira no PEMM/UFRJ (defendida em 2021), realizada sob orientação dos Profs. Rodrigo M. de Carvalho e Luís Marcelo Tavares.
Sermos agraciados com esses Prêmios Samarco e Vale por trabalhos em parceria com essas mesmas empresas (só que invertidas!), demonstra que as pesquisas no LTM que resultam na formação de pessoal de alto nível, em publicações de alto impacto e inovações na indústria, têm encontrado cada vez maior reconhecimento! Com esses, contamos no LTM com um total de sete prêmios por trabalhos apesentados em eventos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.
A sétima edição do ABM Week 2023 encerrou em 3 de agosto de 2023, tendo contado com o maior número de participantes desde sua primeira edição.
Clique AQUI para conferir o Certificado do Prêmio SAMARCO 2023.
Clique AQUI para conferir o Certificado do Prêmio VALE 2023.
A apresentação do aluno Alan Pereira Fidalgo, intitulada “Modelagem e simulação de separadores magnéticos de terras raras na concentração de minério de ferro”, recebeu menção honrosa na 12ª SIAc (Semana de Integração Acadêmica da UFRJ), realizada de 29 de maio a 2 de junho de 2023. Ele é o trabalho número 4149 na lista dos agraciados (anexo). Alan é orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares e pelo pesquisador pós-doutor Horácio Andrés Petit. A pesquisa é parte de convênio de cooperação científica entre a UFRJ e a Vale, cujo objetivo é desenvolver um modelo matemático para simulação da separação magnética de minério de ferro na faixa fina, com base nas características do minério e condições de operação do separador. Ela se insere nas iniciativas da Vale no sentido de promover tecnologias que permitam a redução do uso da água e, portanto, de barragens, no processamento de minérios de ferro.
No próximo dia 20/06, às 19h, o Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho estará apresentando a palestra “Simulação computacional como na solução de problemas em processamento mineral” na Universidade Federal de Catalão. A palestra terá transmissão ao vivo pelo YouTube e pretende abordar potenciais aplicações de simulação computacional como ferramenta na industrial mineral.
Acesse o Flyer clicando AQUI.
Se inicia hoje, 29/05/2023 (segunda-feira), a 12ª Semana de Integração Acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIAC), o maior evento de ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade.
Como de costume, alunos de graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais que desenvolvem projetos no LTM apresentarão seus trabalhos ao longo do evento. Eduardo Mussap, orientado pelo Prof. Rodrigo Carvalho, apresentará o trabalho “Degradação mecânica de briquetes de biocarbono” no dia 30/05/2023 (terça-feira), das 14h30 às 17h30, na Sessão de “Energia Renováveis” na sala 201 do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ. Já no dia 01/06/2023 (quinta-feira), durante a sessão de “Métodos numéricos e analíticos aplicados à engenharia”, teremos o aluno Rodrigo Prates, também orientado pelo Prof. Rodrigo Carvalho, apresentando o trabalho “Simulação dinâmica do circuito de moagem de clínquer na plataforma Dyssol” e o aluno Alan Fidalgo, este orientado do Prof. Luís Marcelo, apresentando o trabalho “Modelagem e simulação de separadores magnéticos de terras raras na concentração de minério de ferro”. A sessão ocorrerá das 14h30 às 17h30 na sala 206 do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ.
Venham prestigiar os trabalhos dos nossos alunos!
Em 2023 foi criada a premiação “GCC Student Paper Award”, a ser concedida anualmente pela GCC Foundation e.V. à melhor apresentação por um aluno de pós-graduação ou recém-graduado em um evento selecionado internacional na área de cominuição. O agraciado recebe um certificado e um prêmio no valor de 500 euros. Em 2023 o evento selecionado foi o 13th International Comminution Symposium, realizado recentemente na Cidade do Cabo (África do Sul). Ao final do evento tivemos a grata surpresa da escolha do Túlio Campos para o prêmio, pela apresentação do trabalho “Investigation of single particle breakage under slow compression”. Tendo em vista a alta qualidade dos trabalhos apresentados por jovens pesquisadores no evento, o prêmio também foi concedido a Max Tobaben, esse em doutoramento no iPAT (Technische Universität Braunschweig, Alemanha). É mais um destaque à trajetória brilhante do Túlio e também um reconhecimento à excelência que buscamos nas pesquisas no LTM.
A GCC Foundation e.V. é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover e difundir a cominuição. Ela tem sede na Alemanha e o LTM/UFRJ é um dos sete institutos fundadores.
Projetos inovadores criados por empregados (as) da Samarco foram premiados pela empresa, no dia 26/04/2023, no Evento Anual de Reconhecimento. A iniciativa contemplou as melhores ideias e projetos dos programas Ideias de Valor e Melhoria Contínua. As propostas apresentadas foram avaliadas por uma banca de especialistas. A ação faz parte do Movimento de Inovação lançado em 2022. Tivemos a grata surpresa de vermos dois alunos de tempo parcial no PEMM e no LTM receberem o primeiro prêmio em cada um dos programas!
Maciel Rodrigues Rocha Bianchi, doutorando sob a supervisão do Prof. Rodrigo, recebeu o 1º prêmio do programa “Ideias de Valor” na categoria “Nível superior” com o projeto “Balanço Térmico online do forno 4”.
Ana Maria Baillon, mestranda sob a supervisão do Prof. Marcelo, recebeu o 1º prêmio do programa “Melhoria Contínua” pelo projeto “Desenvolvimento de Combustíveis Sólidos”.
Um forte abraço de toda a equipe do LTM aos agraciados, bem como à Samarco pela iniciativa, que estimula e apoia seus engenheiros e técnicos a buscar soluções inovadoras aos problemas encontrados no seu dia-a-dia.
Mais informações AQUI.
Equipe do LTM, formada pelos professores Marcelo e Rodrigo e o doutorando Túlio, participou de dois importantes eventos na área de cominuição na África: o 13th International Comminution Symposium (Comminution ´23) na Cidade de Cabo (África do Sul) e o workshop do Global Comminution Collaborative (GCC) em Maun (Bostwana).
Prof. Marcelo realizou apresentação oral do trabalho “Measuring fracture energy and particle strength distributions with the Geopyörä” com co-autoria de Alan e Gabriel (LTM), além de Marcos Bueno (Geopyörä Oy) e do Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined e Geopyörä Oy).
Túlio então realizou apresentação oral do trabalho “Investigation of single particle breakage under slow compression”, que contou com a co-autoria do Prof. Marcelo, bem como do Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined, Austrália) e do Prof. Magnus Everssson e da pesquisadora Caroline Andersson (Chalmers University, Suécia).
Prof. Rodrigo apresentou o poster “Optimization of industrial rod milling of coke breeze through modeling and simulation”, com co-autoria do mestrando Thales e do Prof. Marcelo (LTM), bem como de Bruno Pinheiro (Ternium Brasil).
Outros trabalhos orais foram apresentados por parceiros, mas que contaram com a co-autoria de membros do LTM. O trabalho “Simulation of industrial PGM and iron ore ball milling circuits from batch laboratory tests” foi apresentado por Edward Mavhungu, tendo ainda como co-autores Normond Solomon, Jens Lichter e Carlos Bergmann (Anglo American), bem como Túlio, Brena e o Prof. Marcelo (LTM).
Por fim, o Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined) apresentou o trabalho “Developing a mill transport model”, que contou Prof. Indresan Govender (Mintek, África do Sul), Dion Wethereley (SMI-JKMRC), Aubrey Mainza (University of Cape Town, África do Sul), além do Prof. Marcelo, como co-autores.
O LTM/UFRJ foi o único representante acadêmico da América Latina no evento. Outro destaque no Comminution ´23 foi a participação do Prof. Rodrigo na mesa da sessão técnica número 6. O maior destaque do evento, entretanto, foi a premiação recebida pelo Túlio, que merecerá uma notícia à parte.
Após o congresso, a equipe do LTM, bem como parceiros dos institutos membros e afiliados se reuniram em Maun (Botswana) para o Workshop Anual do GCC. Várias discussões técnicas por todo o grupo, e administrativas pelo conselho de direção, foram realizadas. Um destaque foi a apresentação pelo Prof. Rodrigo dos avanços realizados na implementação de modelos e circuitos no simulador dinâmico Dyssol pelo Rodrirgo Prates. Essa apresentação e as discussões culminaram na definição preliminar dessa como a plataforma de simulação dinâmica a ser adotada pelo GCC.
O Global Comminution Collaborative (GCC) é um grupo de pesquisadores em rede que abrange o mundo, formando uma fundação independente sem fins lucrativos, sediada na Alemanha para atender aos interesses globais. Seu objetivo é desenvolver uma capacidade excepcional no campo da pesquisa de cominuição e oferecer entrega prática muito além do potencial de grupos de pesquisa individuais.
O professor Luís Marcelo Tavares, do LTM, esteve apresentando uma palestra sobre “Advances in HPGR technology and modeling” no dia 30 de março.
Saiba mais sobre o GCC AQUI.
Não só para o corpo social do LTM, mas para todo o mundo, 2022 foi um ano de retomada gradual das atividades presenciais e do aumento do convívio social no laboratório, há muito esperado! Foi também um ano de grandes realizações no laboratório, com destaque para o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido, na forma dos vários prêmios, bem como de projetos concluídos com sucesso. A seguir são apresentados os vários destaques do ano:
Finalizamos diversos projetos importantes nesse ano, muitos dos quais desenvolvidos majoritariamente sob as condições adversas impostas pela pandemia. Esse foi o caso de dois projetos realizados junto a Ternium: o projeto “Otimização da Mistura e Pelotamento na Sinterização da Ternium”, do qual participaram Emerson, Henrique, Gabriel e Rodrigo, com a coordenação do Marcelo, foi finalizado com sucesso, tendo contado com a combinação da simulação DEM e amostragens industriais na busca do entendimento do misturador intensivo Eirich na formação de micropelotas. O projeto “Modelagem do empilhamento e retomada de sinter feed na Ternium: Fase II”, que contou com a participação do Andrés e a coordenação do Marcelo, também foi concluído com sucesso, tendo resultado no desenvolvimento de uma nova versão do simulador do empilhamento e retomada de sínter feed. Chegou ao fim também o projeto “Technical support and circuit simulation of Minas Rio operation” com a Anglo American, o qual contou com a participação da Brena, Luciana, Túlio e Thales, sob a coordenação do Marcelo. O principal resultado do projeto foi a implementação no simulador IES (Orica Inc.) do circuito de cominuição integrada multicomponente de minério de ferro, algo pioneiro no mundo. Diversos projetos com a Vale também chegaram ao fim nesse ano. O projeto “Modelagem e simulação do comportamento de briquetes de carvão vegetal durante a produção de pelotas verdes” foi concluído, contando com a participação de Bernardo, Emerson e Marcelo, sob a coordenação do Rodrigo. Durante o seu desenvolvimento o projeto apoiou a empresa na tomada de importantes decisões acerca do circuito a ser implantado numa usina no Complexo de Tubarão. O projeto “Avaliação da Rede Automatizada de Monitoramento Contínuo de Emissões de Material Particulado na Vale (Complexo Tubarão)”, que contou com a participação do Andrés e Gabriel, além da consultora Paulina, sob a coordenação do Marcelo, foi também encerrado. O projeto “Caracterização de briquetes de minério de ferro e simulação da sua degradação durante o manuseio e transporte”, que também contou com a participação do Andrés, Gabriel e Rodrigo, sob a coordenação do Marcelo, tratou desse novo aglomerado que está atraindo tanto interesse na indústria. No projeto de curta duração “Ensaios em dispositivo de manuseio de granéis”, a equipe técnica do LTM, coordenada pelo Rodrigo e contando com a participação do Guilherme (Vale) avaliou a eficácia de sistemas de limpeza de correia usando o dispositivo de manuseio piloto do LTM. Em um outro projeto coordenador pelo Rodrigo, intitulado “Desenvolvimento de simulador de manuseio de pelotas verdes – SMPV”, foi desenvolvido um simulador inovador capaz de prever a degradação de pelotas verdes no interior de circuitos de pelotamento. Dele ainda participaram Marcelo e Anderson Thomazini (Vale). O projeto “Análise da Geração de Finos de Pelotas de Minério de Ferro Visando a Previsão da Dispersão de Material Particulado no Ambiente”, que contou com a participação de Pedro (Vale e ex-LTM), Andrés, Avneer, Rodrigo, Anderson Thomazini (Vale), sob a coordenação do Marcelo, foi concluído, mostrando o poder do uso da simulação CFD associado ao modelo de degradação de pelotas na previsão de emissões de material participado. Concluímos o projeto de curta duração com a Anglo American “Translation of teaching material Anglo Technical Academy”, com forte apoio do Gabriel; outro com a Petra Agregados “Apoio na avaliação de argamassas com resistência ao impacto” e com a Goiáscal “Caracterização de moabilidade e composição de amostras de rocha calcária” e “Projeto de Simulação em Software de Modelo de Elemento Discreto (DEM) dos Insumos no Misturador da Área de Mistura da Samarco Mineração S/A”, esse último coordenador pelo Rodrigo e apoiado pelo Emerson.
Vários projetos iniciados em anos anteriores avançaram em 2022. O projeto com a Ternium que trata do estudo da remoção de zinco da lama de alto forno usando processos físicos de separação, é um deles. Além do Rodrigo Kubrusly (Ternium), o projeto conta com a participação de Luciana, Miguel, além de apoio da equipe de técnicos do LTM. O projeto que tratou de ensaios de quebra por impacto e compressão em leitos de partículas, realizado junto ao CDM/Vale, foi aditado e se mantém em andamento. Um segundo projeto com a Vale, esse com parceria da Embrapii-COPPE, trata da investigação da interação ar-sólido durante o manuseio de minério de ferro e pelotas. Esse projeto conta com a liderança do Andrés, além do Felipe (Vale), Gabriel, Catharina e Rangler e coordenação de Marcelo. Um terceiro projeto em andamento com a Vale trata da aplicação da tecnologia digital twin na prensagem de pellet feed. Esse conta com a participação direta de Túlio e Andrés. Outro projeto é uma parceria com a ESSS, a qual trata da avaliação/aprimoramento de modelos de quebra de partículas no Rocky DEM, incluindo materiais fibrosos e plásticos, ou seja, estendendo o rol daqueles usualmente estudados no LTM. Desse projeto participam Andrés e Alan. Um segundo projeto em andamento com a Ternium trata da otimização da moagem de coque breeze usando ferramentas de modelagem e simulação. Esse conta com a participação de Thales, Gabriel e Túlio, além de apoio de Rodrigo, sob a coordenação do Marcelo. O projeto CNPq Universal, que trata da modelagem avançada do moinho vertical agitado também avançou em 2022, tendo contado com a participação do Alan (IC), Alessandro, Yemcy e Everton (CEFET), Rodrigo e Andrés, sob a coordenação do Marcelo.
Alguns projetos iniciaram em 2022. O projeto “Improvement and practical application of the Tavares breakage model in EDEM”, contando com a participação do Victor e Gabriel e a coordenação do Marcelo, trata do avanço no desenvolvimento do Tavares modelo no Altair EDEM. O projeto “Estudo de modelagem matemática de separadores magnéticos a seco” com a Vale, trata de uma primeira iniciativa de modelagem desses separadores. O projeto “Caracterização da britabilidade de Itabiritos Compactos e simulação avançada da britagem primária”, realizado junto à Anglo American, conta com a liderança do Gabriel, além da participação do Alan, Victor, além do forte apoio de toda equipe de técnicos do LTM. Ele tem o objetivo de usar, de forma pioneira, DEM na seleção de britador primário na empresa. Dois projetos iniciaram em colaboração com o Luiz Maia (IGEO) na área de planejamento e controle de emissões durante o transporte ferroviário, tendo como cliente a MRS Logística, sob a coordenação do Marcelo.
Aqui vale a pena destacar – novamente – a importante participação do Rangler no apoio à tramitação de projetos na UFRJ, a qual passou por um processo de aumento exponencial do volume de burocracia em anos recentes. Seu papel como facilitador junto à COPPETEC foi fundamental para que esses projetos pudessem ser iniciados em 2022.
Por fim, tivemos aprovação de alguns projetos com financiamento público: Marcelo teve projeto aprovado no edital Cientista do Nosso Estado, enquanto Rodrigo teve projeto aprovado no edital Cientista Jovem do Nosso Estado, ambos da FAPERJ. Além desses, tivemos aprovação de projeto que trata da simulação da britagem seletiva de minerais estratégicos aprovado no edital CT-Mineral/CNPq. Esse projeto é uma parceria do LTM (Gabriel, Victor, Alan e Felipe) com a equipe técnica do LNDTSold.
Três dissertações de mestrado foram defendidas no LTM. Duas delas foram orientadas pelo Rodrigo. Henrique defendeu dissertação que tratou de metodologia para calibração de modelos DEM de minério de ferro, enquanto Bernardo defendeu dissertação sobre a modelagem matemática da degradação mecânica de briquetes de carvão vegetal. Esses dois são frutos diretos de convênios realizados com a Vale, mostrando a formação de recursos humanos de alto nível resultante desse tipo de parceria. Uma terceira dissertação foi defendida por Aline (Vale) e orientada por Marcelo e Marisa Monte (CETEM), a qual tratou do efeito da estocagem a longo prazo do minério de Sossego no seu desempenho na flotação.
Ainda que com número um pouco mais reduzido que em anos anteriores, a quantidade de artigos publicados em periódicos internacionais foi bastante expressiva, com um total de 10. Mais reduzido foi o número de artigos submetidos para publicação em periódicos internacionais (6), o que é parcialmente explicado pelo grande esforço envidado na conclusão dos vários projetos citados, bem como na preparação de artigos para apresentação em congressos. Artigos publicados em 2022 contaram com a co-autoria de vários parceiros de instituições e empresas no Brasil (CETEM, USP, UENF, Vale e Anglo American) e exterior (Chalmers University of Technology, University of Cape Town e University of Queensland), que demonstram tanto a forte interação com a indústria quanto com parceiros acadêmicos no Brasil e exterior, a qual se transforma em pesquisa de alto nível.
Nesse ano retomamos as apresentações presenciais em vários congressos no Brasil e no exterior: Vários membros da equipe (Rodrigo, Marcelo, Luciana, Brena, Guilhereme-Vale e Maciel-Samarco) fizeram apresentações na ABM Week em São Paulo, bem como no Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa em Búzios (Rodrigo, Bernardo, Andrés, Luciana, Brena, Alan, Victor, Alessandro-CEFET), enquanto Felipe (Vale) fez apresentação no 3º CBCFD em Campinas. Nossa presença em eventos no exterior também foi retomada, com apresentações no European Simposium on Comminution and Classification (Toulouse, França) pelo Rodrigo, Andrés e Túlio, no CHOPS em Salermo (Itália) por Andrés e Rodrigo, no ICSTI em Bremen (Alemanha) por Rodrigo, bem como apresentações remotas de Túlio e Brena no IMPC Asia-Pacific em Melborne.
Marcelo ministrou várias palestras convidadas em fóruns nacionais e internacionais. Em março apresentou a palestra “Approaches to use DEM to simulate comminution machines” no 3rd DEM User Group Meeting da empresa Weir Minerals, bem como a palestra “Reflexões sobre cominuição de minério de ferro” no Seminário Técnico da Gerência Executiva de Processamento Mineral da Vale. Em agosto apresentou a palestra “Alternativas da simulação da cominuição usando o método dos elementos discretos” no ciclo de webinars do PPGCET da Universidade Federal de Catalão. Em setembro apresentou a palestra “Avanços na Concentração Magnética e Gravimétrica” no 2º Simpósio da IMIC em Sarzedo (MG). Em outubro ministrou a palestra “Realistic Simulations of Comminution & Degradation During Handling Using the Tavares Breakage Model in EDEM” no Altair Future.Industry. A palestra “Approaches to Deploy Breakage in Conjunction to the Discrete Element Method” foi apresentada em novembro no ATCx DEM, evento virtual da ALTAIR DEM, enquanto o ano se encerrou com a palestra convidada no Conminución em Lima (Peru) intitulada “Advanced modeling of crushers using the Discrete Element Method”, com apresentação já em dezembro.
Pesquisas no LTM nesse ano resultaram no desenvolvimento de ferramentas computacionais que estão em uso na indústria. Como fruto de projeto com a Vale foi desenvolvido o SMPV – O simulador de manuseio de pelotas verdes –, o qual permite ao usuário selecionar a sequência de operações de manuseio e os parâmetros do material e simular a degradação de pelotas verdes nos circuitos da Vale. Por outro lado, como resultado de projeto realizado com a Ternium foi desenvolvida ferramenta de previsão da estocagem e retomada de sínter feed, permitindo avaliar o impacto de diferentes estratégias na montagem e retomada das pilhas pelo método Chevron usadas na empresa.
Alinhado com as inovações a nível internacional na caracterização de quebra de partículas, o LTM agora dispõe do dispositivo Geopyörä, recipiente da CEEC Medal, e que está sendo estudado no laboratório como uma alternativa mais expedita na medida da energia de fratura de partículas.
Luciana passou a atuar de forma parcial no seu doutorado, após passar a fazer parte da equipe técnica da Anglo American em Minas Rio.
No início do ano, Renan passou a integrar o quadro da DEM Solutions (Altair), atuando de forma parcial na reta final de seu mestrado.
Túlio passou seis meses na Suécia, divididos entre a Chalmers University of Technology e a Boliden, por meio da Comminution Reimagined Inc, tendo mantido suas atividades no LTM de forma remota no período.
Maciel (Samarco) iniciou seu doutorado em tempo parcial orientado pelo Rodrigo.
Vários alunos novos de Iniciação Científica passaram a fazer parte da equipe do LTM, incluindo o Eduardo, o Rodrigo Prates, o Alan (IC), o Miguel e a Catharina.
Victor foi agraciado com a bolsa de pós-doutorado Nota 10 FAPERJ, a qual foi concedida em edital que contou com forte concorrência de colegas de todas as áreas de conhecimento que atuam no Estado do Rio de Janeiro.
Marcelo participou do comitê assessor das Engenharias II da CAPES na Avaliação Quadrienal do Cursos de Pós-Graduação no Brasil. Ele também participou de várias bancas examinadoras de pós-graduação (UFOP-Ouro Preto, USP-São Paulo, UC-Concepción), bem como de concursos para progressão para professor titular (UFF-Volta Redonda).
Como citado na abertura, esse foi o ponto alto do ano para o LTM. Nunca havíamos recebido tantos reconhecimentos – em número e em importância – em um único ano!
Marcelo recebeu o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico da COPPE (Categoria Sênior), concedido a cada dois anos ao docente com atuação mais destacada em formação de recursos humanos e produção científica (https://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/coppe-premia-o-merito-academico-e-relembra-massarani-e-lobo-carneiro). A cerimônia, ocorrida presencialmente no dia 13/12/2022 contou com autoridades da UFRJ e da COPPE, além da presença maciça de membros atuais e antigos do LTM, além de parceiros, foi abrilhantada pela apresentação feita pelo Rodrigo, padrinho do agraciado.
Uma outra premiação inédita foi o Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral, recebido pelo Victor na abertura do XXIX ENTMME em Búzios pelo trabalho realizado em co-autoria com Marcelo e intitulado “Estudo dos perfis de pressão de HPGR piloto utilizando a modelagem dinâmica multicorpos no Método dos Elementos Discretos”.
Representando seus co-autores Túlio e Gilvandro (Vale), Marcelo recebeu na ABM Week o prêmio Vale 2022 de Reconhecimento Técnico da ABM pelo trabalho “Comparação de cenários industriais de prensagem de pellet feed via simulação”.
Hayla, co-orientada por Marcelo no seu doutorado na University of Queensland, recebeu o Ian Morley Prize.
Dissertação de mestrado do Guilherme (Vale), orientada por Rodrigo e Marcelo, e Trabalho de Conclusão de Curso do Bernardo, orientado por Rodrigo, receberam o X Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2022.
Mantendo a tradição do LTM no Painel PEMM 2022: Eduardo recebeu prêmio de melhor trabalho de graduação e Bernardo, menção honrosa na categoria mestrado, sendo ambos orientados por Rodrigo.
Estamos muito otimistas com o ano que se inicia, seja pelo recrudescimento da pandemia, seja pelo grande número de projetos prestes a iniciar, além daqueles já em andamento. Temos novamente expectativa de bater nossos recordes em números de artigos submetidos (17) e publicados (15) em periódicos, o que não será uma tarefa simples. Tendo em vista defesas já agendadas e as planejadas, estamos otimistas que o ano será de destaque na conclusão de mestrados e doutorados, com uma expectativa de 5 dissertações de mestrado e 3 de doutorado defendidas.
Há grande motivação por trás da superação de limites, o que mostramos ser possível no LTM, mesmo com todas as dificuldades. Entretanto, não é pequeno o esforço em manter as conquistas e o prestígio já alcançados! Isso demandará cada vez mais foco e esforço de todo o corpo social do LTM!
Nós e grande parte da população brasileira estamos otimistas por um ano no qual a ciência e a pesquisa serão, após um período muito difícil, novamente prestigiadas e reconhecidas pela sociedade, mas sobretudo pelo novo governo! Nós do LTM continuamos sempre dispostos a dar a nossa contribuição!
Coordenação do LTM/COPPE/E.Poli
No dia 10 de janeiro de 2023 foi defendida a tese de doutorado em Engenharia Metalúrgica pelo Eng. Manoel Moncada na Universidad de Concepción (Concepción, Chile). O Prof. Luís Marcelo foi o examinador externo da tese intitulada “Análisis no estacionario de torque en chancadores primarios”. O trabalho, que representou uma das primeiras aplicações do modelo Tavares de quebra no Rocky DEM, alcançou a nota máxima nesse tipo de exame, sendo aprovada com distinção.
O Edital UFRJ/COPPE/PEMM nº 576/2022 com as informações sobre os Processos Seletivos de candidatos para inscrição nos cursos de Mestrado e de Doutorado acadêmicos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ para o ano letivo de 2023 foi publicado
São 11 áreas de pesquisa referentes ao universo da Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Informações adicionais podem se encontradas no Site
Dia 30 de novembro de 2022 a palestra intitulada “Approaches to Deploy Breakage in Conjunction to the Discrete Element Method” será apresentada no ATCx DEM, evento virtual organizado pela Altair, que trata de avanços usando o método dos elementos discretos. Essa é a segunda edição do evento, tendo a primeira acontecido em 2020. Mais informações podem ser encontradas AQUI.
A segunda palestra será apresentada presencialmente em Lima (Peru), no dia 1º de dezembro de 2022, intitulada “Advanced modeling of crushers using the Discrete Element Method”. O evento é o Conminución 2022 (III Congreso Internacional Sobre la Reducción de Tamaño de Los Minerales), evento realizado a cada 2-3 anos. Mais informações podem ser encontradas AQUI.
Hayla, que realizou iniciação científica, trabalho de conclusão de curso em engenharia metalúrgica e mestrado no LTM/PEMM/UFRJ, e que está realizando seu doutorado desde 2019 no JKMRC sob a co-orientação do Prof. Luís Marcelo Tavares, foi a recipiente do Ian Morley Award 2022. Clique AQUI saiba mais.
Estabelecido em 1990, o Ian Morley Prize é concedido anualmente a alunos do Sustainable Minerals Institute da University of Queensland em Brisbane, Austrália. O prêmio é concedido com base em realizações acadêmicas, relatos de experiências de trabalho, liderança e personalidade.
Hayla segue os passos de outros brasileiros muito reconhecidos na área, recipientes do prêmio em anos anteriores: Homero Delboni Jr. (1994 - Professor do DEMIN/USP), Marcos Bueno (2012 – Presidente e fundador da Geopÿorä Oy) e Bianca Fogiatto (2015 – Diretora, Cominuição e Processamento na Ausenco).
Dois trabalhos defendidos em 2021 estão entre os selecionados para receber o X Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2022. Na categoria mestrado, Guilherme Pereira de Oliveira foi selecionado para o prêmio na área de engenharia de matérias, com seu trabalho intitulado “Metodologia robusta para a simulação de chutes de minério de ferro usando o Método dos Elementos Discretos”, orientada pelos Profs. Rodrigo M. de Carvalho e Luís Marcelo Tavares.
Na categoria graduação, Bernardo Honigbaum foi selecionado para o prêmio na área de engenharia metalúrgica, com seu trabalho intitulado “Desenvolvimento de código de Método dos Elementos Discretos em Matlab como plataforma para simulações de quebra de partículas”, orientado pelo Prof. Rodrigo M. de Carvalho.
O anúncio do prêmio pode ser encontrado AQUI.
Além dos tradicionais ensaios de cominuição de minérios (Wi impacto, Wi bolas, Wi barras, Ai, PLT), dos dispositivos de queda de peso (Drop Weight Tests), do dispositivo de impacto pneumático e das células de carga de impacto (9,5 mm, 19 mm e 63 mm), agora o LTM também passa a contar com o Geopyörä, dispositivo de quebra de partículas de roda dupla desenvolvida pelo Dr. Marcos Bueno e colaboradores na Finlândia.
O artigo que lançou o dispositivo, apresentado no Comminution 2021, ganhou a CEEC Medal 2021 (Coallition for Eco Efficient Comminution), dada a trabalhos de destaque pela sua contribuição para tornar o processamento mineral mais eco-eficiente. Confira AQUI.
O dispositivo será usado em estudos de comparação com algumas das diferentes técnicas de caracterização, bem como na calibração do modelo Tavares de quebra de partículas, implementado no Altair EDEM e no Rocky DEM, mas também estará disponível para a indústria para a realização de estudos geometalúrgicos.
O trabalho intitulado “Estudo dos perfis de pressão de HPGR piloto utilizando a modelagem dinâmica multicorpos no Método dos Elementos Discretos”, de autoria de Victor A. Rodriguez e Luís Marcelo Tavares, recebeu o Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral na abertura do XXIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, realizado em Búzios (RJ) na última semana de setembro de 2022. O prêmio é dado a trabalhos, externos ao CETEM, de maior destaque nas áreas de tecnologia mineral e metalurgia extrativa na edição anterior do evento. No caso, o trabalho havia sido apresentado no XXVIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, realizado em 2019 em Belo Horizonte.
O trabalho premiado foi um dos primeiros publicados por Victor no seu doutorado, defendido em 2021, que resultou em outros seis artigos publicados em periódicos internacionais. Victor é atualmente pesquisador pós-doutor no LTM/COPPE.
Dia 6 de outubro de 2022 Prof. L. Marcelo Tavares apresenta a palestra intitulada “Realistic Simulations of Comminution & Degradation During Handling Using the Tavares Breakage Model in EDEM” no Altair Future. Industry, um evento virtual realizado de 4 a 6 de outubro de 2022. A apresentação revisa o modelo de quebra de partículas implementado já há mais de um ano no software Altair EDEM e já sendo usado por engenheiros e pesquisadores de diferentes partes do mundo. Dois estudos de caso são, então, apresentados, um tratando do uso do modelo na simulação da prensagem de pellet feed no Brasil e o outro na simulação da degradação de sínter de minério de ferro em um sistema de chutes na Índia.
A noticia divulgando o evento está AQUI.
No dia 15 de setembro de 2022 o Professor L. Marcelo Tavares proferiu a palestra intitulada “Avanços na Concentração Magnética e Gravimétrica” como parte do 2º Seminário de IMIC, na sede da empresa localizada em Sarzedo (MG). O seminário, realizado de 12 a 15 de setembro e em paralelo à EXPOSIBRAM, congregou clientes da empresa, fabricante de equipamentos de beneficiamento, em sua sede. A palestra tratou de uma revisão do estado da técnica nas áreas de concentração magnética e gravimétrica, com destaque para os mais importantes avanços recentes na tecnologia.
Prof. Marcelo está proferindo no próximo dia 17/08/2022, às 19h, uma palestra na Universidade Federal de Catalão. Com o título "Alternativas da simulação da cominuição usando o método dos elementos discretos", a palestra pretende abordar e discutir a aplicação de simulações DEM para processos de britagem e moagem, além de mostrar que as soluções variam para cada caso e precisam ser cuidadosamente avaliadas e estudadas para se encontrar a melhor alternativa.
Nos dias 7 a 9 de junho de 2022 no Pro Magno, São Paulo (SP) acontece a 6ª edição da ABM Week, que é o maior evento nacional nas áreas de metalurgia, mineração e materiais. Tendo o último evento sido realizado há três anos, uma vez que a ABM optou pela não realização do evento de forma remota durante a maior parte da pandemia, há grande expectativa em torno da ABM Week 2022.
Nesse cenário auspicioso o LTM não poderia ficar para trás: um total de 11 trabalhos serão apresentados nos três dias do evento (vide quadro de horários abaixo). Quase a totalidade (10) envolve trabalhos oriundos de projetos em parceria com empresas, sendo o mesmo número (três) sido fruto de projetos com a Samarco, Vale e Ternium, além de um com a Anglo American. Os temas muito variados mostram a amplitude dos trabalhos que realizamos nos últimos anos com a indústria mínero-metalúrgica. Alguns deles envolvem assuntos iminentemente experimentais, como a análise da quebra de minérios itabiríticos por prensagem, o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais na formação de pelotas de minério de ferro, bem como o uso de hidrociclones na remoção de compostos de zinco de lamas de alto-forno. Grande parte dos trabalhos, entretanto, é focado na modelagem e simulação, área de forte atuação e tradição do LTM, incluindo tópicos como a simulação do moinho vertical de carga agitada, a simulação da distribuição carga de pelotas verdes, sua degradação mecânica e classificação, o desenvolvimento de um simulador de carga de altos-fornos, a calibração visando a simulação DEM de minérios de ferro em chutes de transferência, e a simulação do carregamento e retomada de sínter feed em pilhas de estocagem.
Estamos certos que essas apresentações abrilhantarão o evento, que ainda conta com cerimônia de entrega de prêmios no dia 7, na qual não nos surpreenderíamos encontrar mais um destaque para o LTM!
Trabalho 1
Título: USO DE BLOCOS DE RESÍDUOS DE LAVRA DO MARMORE EM PELOTAS DE MINÉRIO DE FERRO
Autores: ANA MARIA BAILON (SAMARCO), LUIS MARCELO TAVARES, FELIPE MORATO (SAMARCO), SERGIO NUNES (SAMARCO), RICARDO DA SILVA (SAMARCO), RAPHAEL MEDEIROS (SAMARCO), PEDRO CALADO (SAMARCO)
Data/Hora/Sala: 07/06/2022 (8h35) - Sala 3
Trabalho 2
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE CARGA DE PELOTAS CRUAS
Autores: MACIEL BIANCHI (SAMARCO), EMERSON CUNHA, RODRIGO CARVALHO
Data/Hora/Sala: 07/06/2022 (9h25) - Sala 3
Trabalho 3
Título: SIMULAÇÃO DO CARREGAMENTO DE MATÉRIAS PRIMAS EM ALTO-FORNO EQUIPADO COM BLT USANDO DEM
Autores: EMERSON CUNHA, RODRIGO CARVALHO, BRUNO SILVA (TERNIUM), RAFAEL AIRES (TERNIUM), ANDRÉ HIRANO (TERNIUM)
Data/Hora/Sala: 07/06/2022 (11h05) - Sala 1
Trabalho 4
Título: DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR DE CARREGAMENTO DE ALTOS-FORNOS
Autores: RODRIGO CARVALHO, BRUNO SILVA (TERNIUM), EMERSON CUNHA, RAFAEL AIRES (TERNIUM), ANDRÉ HIRANO (TERNIUM)
Data/Hora/Sala: 07/06/2022 (11h55) - Sala 1
Trabalho 5
Título: USO DE RESÍDUOS DE GRANITO COMO COATING DE PELOTAS PARA REATORES DE REDUÇÃO DIRETA
Autores: ANA MARIA BAILON (SAMARCO), LUIS MARCELO TAVARES, FELIPE MORATO (SAMARCO), SAMUEL SENA (SAMARCO), SANDERSON BATTESTIN (SAMARCO), RAPHAEL DE MEDEIROS (SAMARCO), RICARDO DA SILVA (SAMARCO)
Data/Hora/Sala: 08/06/2022 (8h35) - Sala 3
Trabalho 6
Título: COMPORTAMENTO DE QUEBRA MULTICOMPONENTE NA PRENSAGEM DE MINÉRIO DE FERRO ITABIRÍTICO
Autores: BRENA KAROLYNE DA ROCHA, TÚLIO CAMPOS, JOSÉ RAPHAEL FRANÇA, HENRIQUE GATTI TURRER (ANGLO AMERICAN), LUÍS MARCELO TAVARES
Data/Hora/Sala: 08/06/2022 (11h55) - Sala 4
Trabalho 7
Título: PREVISÃO DOS EFEITOS DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS DE UM MOINHO VERTICAL USANDO A MODELAGEM MECANICISTA DA MOAGEM
Autores: ALESSANDRO OLIVEIRA (CEFET-Angra), RODRIGO CARVALHO, LUIS MARCELO TAVARES
Data/Hora/Sala: 08/06/2022 (12h20) - Sala 4
Trabalho 8
Título: ESTRATÉGIA ROBUSTA DE CALIBRAÇÃO DE PARÂMETROS PARA SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO EM CHUTES DE TRANSFERÊNCIA
Autores: GUILHERME OLIVEIRA (VALE), HENRIQUE ALMEIDA, RODRIGO CARVALHO, LUIS MARCELO TAVARES
Data/Hora/Sala: 08/06/2022 (14h50) - Sala 5
Trabalho 9
Título: MODELAGEM DO CARREGAMENTO E RETOMADA DE PILHAS DE SINTER FEED EM PATIOS DE ESTOCAGEM
Autores: HORACIO PETIT, LUIS MARCELO TAVARES, ANDRÉ HIRANO (TERNIUM), MARILENE LANDIM (TERNIUM)
Data/Hora/Sala: 08/06/2022 (15h15) - Sala 5
Trabalho 10
Título: ESTUDO DA REMOÇÃO DE COMPONENTES DE ZINCO DA LAMA DE ALTO-FORNO ATRAVÉS DE HIDROCICLONES
Autores: LUCIANA ALVES, RODRIGO KUBRUSLY (TERNIUM), GEOVANI DA SILVA (TERNIUM), ANDRÉ HIRANO (TERNIUM), LUIS MARCELO TAVARES
Data/Hora/Sala: 09/06/2022 (10h15) - Área de Exposição
Trabalho 11
Título: SIMULAÇÃO DA DEGRADAÇÃO MECÂNICA E CLASSIFICAÇÃO DE PELOTAS VERDES EM CIRCUITO INDUSTRIAL DE PELOTAMENTO
Autores: ANDERSON THOMAZINI (VALE), LUIS MARCELO TAVARES, EMERSON CUNHA, RODRIGO CARVALHO
Data/Hora/Sala: 09/06/2022 (14h) - Sala 3
Trabalho 12
Título: ESTUDO DO PELOTAMENTO EM TAMBORES USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS
Autores: RENAN CALMON, ANDERSON THOMAZINI (VALE), LUIS MARCELO TAVARES, RODRIGO CARVALHO, EMERSON CUNHA
Data/Hora/Sala: 09/06/2022 (14h25) - Sala 3
No dia 31/03/2022 (Quinta-feira) a nossa aluna estará defendendo a sua Dissertação de Mestrado intitulada "Effect of long-term stockpiling of low-grade copper sulfide ore on oxidation and flotation response". O trabalho, orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares e pela Dra. (CETEM) será apresentado em português e interessados podem acompanhar pelo : meet.google.com/scf-qfmv-ijq
A defesa está agendada para às 9:30 h (horário de Brasília)! É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o assunto!
A tese de doutorado de Pedro Porto Silva Cavalcanti, intitulada “Modelagem da fratura e fragmentação de pelotas queimadas de minério de ferro” e orientada pelo Prof. Luís Marcelo Tavares foi escolhida pela comissão de pós-graduação do PEMM para representar o Programa na Edição 2022 Edital No. 11/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Essa é a terceira vez que um doutor formado no LTM foi escolhido para representar o PEMM na premiação: Gabriel K.P. Barrios em 2016 e Rodrigo M. de Carvalho em 2014, tendo o Rodrigo recebido a menção honrosa na área de Engenharias II (Minas/Metalúrgica/Materiais/Química e Nuclear).
A tese, defendida em 2021, tratou da degradação mecânica de pelotas queimadas de minério de ferro, a qual tem impactos econômicos e ambientais. Nela foi desenvolvido um modelo matemático da degradação de pelotas, o qual é capaz de descrever quantitativamente os diferentes mecanismos de quebra, tendo sido amplamente validado. Foi demonstrado que pelotas são mais resistentes ao impacto que à compressão lenta, e que a proporção de pelotas quebradas depende da sequência de eventos de impacto. A partir desse modelo e de simulações de CFD foi possível estimar a emissão por arraste eólico de pilhas de pelotas.
A tese foi desenvolvida como parte de um convênio de cooperação científica e tecnológica entre a UFRJ e a Vale. Pedro iniciou sua pesquisa como aluno de pós-graduação envolvido no projeto, terminando-a já como funcionário da NewSteel, mais tarde absorvida pela VALE. Atualmente é gerente industrial do Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis da VALE, localizado em Xerém (RJ). Além do importante apoio da empresa, a pesquisa de tese também contou com o fundamental aporte de conhecimento do Prof. Rodrigo Carvalho e do pesquisador pós-doutor H. Andrés Petit.
No dia 7 de junho de 2022 o Prof. Luís Marcelo Tavares recebeu o Prêmio Vale de Reconhecimento Técnico da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) na solenidade de abertura do ABM Week 2022, em São Paulo. O prêmio foi concedido a ele, bem como ao mestrando Túlio Moreira Campos pelo artigo “Comparação de cenários industriais de prensagem de pellet feed via simulação”. O trabalho ainda contou com a co-autoria do Eng. M.Sc. Gilvandro Bueno, da Vale. O trabalho foi apresentado por Túlio Campos no 7º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro, parte integrante da ABM Week 2019, realizado em outubro de 2019 em São Paulo. Esse trabalho foi fruto do convênio de cooperação técnico-científica entre a COPPE-UFRJ e a VALE S.A. na área de modelagem matemática e simulação da prensagem de pellet feed. Ele demonstrou que há importantes oportunidades de aumento de eficiência energética na preparação de pellet feed para produção de pelotas de minério de ferro pela redução do uso de moinhos de bolas e aumento da participação de prensas, os quais são frequentemente usados em conjunto em circuitos de pelotização.
O prêmio, instituído pela Vale S.A. em 1966 (então Companhia Vale do Rio Doce) destina-se a premiar anualmente o trabalho de maior destaque na área de preparação de minérios de ferro para redução, realizado por membros da ABM. Essa foi a segunda vez que o prêmio foi recebido a um trabalho do LTM e a quinta premiação da ABM a trabalhos realizados no laboratório.
A íntegra do artigo premiado pode ser encontrada na plataforma Research Gate
O coordenador do LTM foi listado no ranking que contém o top 2% de cientistas mais citados em 22 campos do conhecimento científico e 176 áreas. Considerando apenas os pesquisadores que atuam no Brasil, ele figura no top 400. Ele ocupa uma posição de ainda maior destaque (66ª) entre os pesquisadores que atuam em todo o mundo predominantemente na área de “Mining & Metallurgy”, e o segundo lugar se considerada toda a América Latina.
O ranking foi elaborado pelo professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Stanford, John Ioannides, em colaboração com Kevin Boyack, da SciTech Strategies, e Jeroen Bass, da Elsevier. O objetivo dos pesquisadores foi criar uma nova forma de classificar cientistas que elimina auto-citações e também casos quando o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores. As informações necessárias para o ranqueamento foram coletadas na plataforma Scopus, no dia 6 de maio, e atualizadas até o ano de citação 2019. O artigo e as listagens podem ser acessados gratuitamente pelo site da PLOS Biology.
Esta posição de grande destaque alcançada pelo coordenador é produto do excelente ecossistema de pesquisa que construímos no LTM, com alunos dedicados, colaboradores que dão sua importante contribuição, parceiros da indústria que dão valor à importância da inovação, agências de fomento que, dentro de suas limitações, dão sua contribuição, e instituições nacionais e internacionais parceiras que entendem que trabalhando juntos chegamos mais longe!
Como parte dos webinars mensais apresentados por membros do Global Comminution Collaborative (GCC) o nosso aluno Túlio Moreira Campos estará apresentando no dia 26 de novembro às 7h o seminário que tratará dos avanços realizados no LTM na modelagem da prensa de rolos (High-pressure grinding rolls - HPGR) com aplicação à prensagem de minério de ferro.
O webinar é gratuito e interessados devem entrar em contato conosco enviando uma mensagem pelo site do LTM (https://www.ltmcoppe.com/) para enviarmos o endereço da sala virtual.
Título: "HPGR simulation using the discrete element method with dynamics coupling and particle replacement mode"
Autor: Victor Alfonso Rodriguez
Orientadores: Prof. Luís Marcelo Tavares e Dr. Gabriel Kamilo Pantoja Barrios
Data: 17/12/2021
Horário: 9:00h
Local: Transmissão online
Clique AQUI para assistir.
Banca Examinadora:
Prof. Luís Marcelo Tavares, COPPE/UFRJ
Dr. Gabriel Kamilo Pantoja Barrios, COPPE/UFRJ
Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho, COPPE/UFRJ
Prof. Aubrey Njema Mainza, University of Cape Town
Dr. Johanes Quist, Chalmers University of Technology
O Laboratório de Tecnologia Mineral, como parte do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMM/COPPE/UFRJ), está com diversas oportunidades para bolsistas de pós-graduação.
As vagas são direcionadas a quem se interesse por cursar Mestrado ou Doutorado em tempo integral e com uma série de projetos de pesquisa englobando diversos temas:
- Cominuição e classificação
- Modelagem e simulação de processos
- Método dos elementos discretos
- Fundamentos da quebra de partículas
- Simulação avançada do manuseio de granéis e de emissões de material particulado
Interessados tem ainda a oportunidade de envolvimento em trabalhos com indústrias parceiras com potencial financiamento de bolsas de projeto. Dentre as várias empresas parceiras com possibilidade de projetos envolvendo alunos de pós-graduação, temos:
- VALE S.A.
- Ternium Brasil
- Anglo American
- Altair EDEM
- ESSS
Inscrições para concorrer as vagas estarão abertas até o dia 14/01/2022 (sexta-feira) e poderá ser feitas na página oficial do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ AQUI. Detalhes a respeito dos pré-requisitos para inscrição podem ser encontrados no Edital PEMM – 2022 e demais formulários e formatos de documentos necessários podem ser acessados AQUI. Se tratando de inscrições para Mestrado ou Doutorado nas áreas de pesquisa do Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM/COPPE/UFRJ), candidatos e candidatas devem preencher, no momento da inscrição, a Área de Pesquisa igual a “Metalurgia Extrativa: Tec. Mineral e Ambiental”.
Candidatos aprovados terão ainda oportunidade de recebimento de Bolsa de projeto + Bolsas competitivas (CNPQ, CAPES, FAPERJ) e atuar sob orientação dos professores Luís Marcelo Tavares e Rodrigo Magalhães de Carvalho.
O Prof. Marcelo Tavares apareceu pelo segundo ano seguido na lista recém-publicada do ranking da Stanford University que classificou os 2% pesquisadores mais citados em 22 campos e 176 áreas de conhecimento científico de acordo com a produção científica ao longo de toda sua carreira. O destaque é sua ascensão no ranking se comparado com o levantamento realizado em 2020, ocupando agora a posição 338 (392ª em 2020) no Brasil em todas as áreas de conhecimento e a 39ª posição (66ª em 2020) entre os pesquisadores que atuam em todo o mundo na área de mineração e metalurgia. Em um segundo ranking, que leva em consideração apenas as citações recebidas em 2020, a posição é ainda mais destacada: 56ª posição entre os pesquisadores de todas as áreas de conhecimento que atuam no Brasil, 11ª posição entre aqueles que atuam predominantemente na área de mineração e metalurgia em todo o mundo e 1º na América Latina!
A metodologia empregada pelos pesquisadores tem sido considerada válida pois elimina auto-citações e também pondera casos em que o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores. As informações necessárias para a classificação foram coletadas na plataforma Scopus em agosto de 2021. As listas completas podem ser encontradas em https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3. Além do Prof. Marcelo, outros dois docentes do PEMM também aparecem nessa lista: a Profa. Bluma Soares e o Prof. Achilles Dutra, ambos já tendo colaborado com as pesquisas no LTM!
Prof. Marcelo também apareceu em outro ranking, baseado no Índice Científico Alper-Döğer, tendo sido listado entre os 10.000 pesquisadores mais influentes da América Latina. A abrangência desse último, entretanto, é mais limitada, pois se baseia apenas em pesquisadores com perfil ativo no Google Scholar, que nem todo pesquisador tem.
É muito importante lembrar que esta posição de grande destaque jamais teria sido alcançada se não fosse pela grande contribuição de todos os colaboradores atuais e anteriores do LTM, incluindo docentes, técnicos, pós-docs, doutorandos, mestrandos, alunos de IC e estagiários que deram importantes contribuições diretas ou trabalharam nos bastidores para que a pesquisa realizada no LTM alcançasse essa repercussão internacional. É também importante destacar os parceiros acadêmicos externos, seja do Brasil ou exterior, pois fortalecem a atuação do LTM tanto na área de tecnologia mineral quanto em áreas afins. Por fim, deve ser destacada a importante contribuição de parceiros da indústria que dão valor à importância da inovação, e às agências de fomento que, dentro de suas limitações, também apoiam pesquisas no LTM!
2021 foi mais um ano desafiante para todos nós. Nada comparado com o ano dos que perderam um familiar ou amigo nessa pandemia, aos quais registramos nossos mais profundos pêsames. Tivemos perdas de importantes parceiros de longa data do LTM: os Profs. Raj Rajamani (University of Utah) e João Marcos (PEMM/UFRJ), os quais co-orientaram dissertações no LTM e com os quais publicamos artigos. Também lamentamos a perda do Prof. Ari Sauer, que várias vezes nos auxiliou com soldas especiais, como aquela usada na Célula de Carga de Impacto de 19 mm. Lamentamos ainda a perda do Prof. Armando Corrêa de Araújo (ex-docente UFMG e Diretor da ArcelorMittal), com o qual tivemos o prazer de participar em bancas examinadoras de seus alunos. Por fim, a partida prematura de Alexandre Tomás da Silva (mestre LTM de 2007 e previsto para iniciar seu doutorado em 2022) nos chocou profundamente. Esses ilustres colegas nos servem de inspiração, pois nos ensinaram muito, tanto como profissionais quanto como seres humanos.
Nos trabalhos e pesquisas no LTM, apesar dos desafios impostos pela pandemia, tivemos o melhor ano desde a criação do laboratório, ocorrida há quase um quarto de século atrás. Os importantes avanços ficam claros nos destaques do ano, listados a seguir:
Projetos
Encerramos alguns nesse ano, mesmo com as condições adversas impostas pelo trabalho remoto. O projeto “Modelagem e Simulação de Sistemas de Transferência no Manuseio de Minérios”, com a Vale e que contou com a participação de Guilherme (Vale), Henrique e Rodrigo, e coordenação de Marcelo, foi finalizado com sucesso. O projeto que tratou de ensaios de quebra por impacto e compressão em leitos de partículas, realizado junto ao CDM/Vale e que contou com a participação direta de Rangler e Túlio, também foi concluído. Encerramos ainda projetos com a MRS Logística que trataram da avaliação do impacto ambiental do transporte ferroviário em municípios do Estado do Rio de Janeiro. Esses projetos contaram com a colaboração do Prof. Luis Maia do IGEO/UFRJ. Realizamos ainda serviços de curto prazo para a Mineração Santo Cristo, a MinPro, a Petra Agregados e a Mineração Santa Luzia, esses últimos contando com a participação direta dos técnicos Rangler, Thassio e Maike.
Vários projetos iniciados nos anos anteriores tiveram importantes avanços em 2021. Dentre eles se destacam um com a Vale: Andrés e Gabriel, formam a equipe do projeto que trata da simulação da dispersão de material particulado oriundo do manuseio de pelotas queimadas de minério de ferro, que ainda conta com o apoio do Rodrigo e a coordenação de Marcelo. Dois projetos realizados em parceria com a Ternium também avançaram em 2021. Um deles trata da simulação da mistura e pelotamento no misturador Eirich, contando ainda com a participação de Rodrigo, Gabriel e Emerson. O outro projeto trata do estudo da remoção de zinco da lama de alto forno usando processos físicos de separação. Além do Rodrigo Kubrusly (Ternium), o projeto conta com a participação direta de Luciana, além de apoio da equipe de técnicos do LTM. Um segundo projeto com a Vale, esse com parceria da Embrapii-COPPE, trata da investigação da interação ar-sólido durante o manuseio de minério de ferro e pelotas. Esse projeto conta com a liderança do Andrés, além do Felipe (Vale), Gabriel e Rangler e coordenação de Marcelo. Também em andamento encontra-se o projeto com a Anglo American, através do qual o LTM tem apoiado a empresa no uso do simulador IES, aplicado às operações de cominuição e classificação do circuito de Minas Rio, incluindo a implementação de novos modelos matemáticos. Esse projeto conta com a participação da Brena, Thales, Túlio e Luciana. Outro projeto é uma parceria com a ESSS, a qual trata da avaliação/aprimoramento de modelos de quebra de partículas no Rocky DEM, incluindo materiais fibrosos e plásticos, ou seja, estendendo o rol daqueles usualmente estudados no LTM. Desse projeto participam Andrés e Alan.
Vários projetos iniciaram em 2021. Dois desses são coordenados por Rodrigo e realizados em parceria com a Vale: o primeiro trata do desenvolvimento de simulador de manuseio de pelotas verdes. O segundo trata da simulação do comportamento de briquetes de carvão vegetal durante a produção de pelotas verdes. Ambos contam com a participação de Bernardo e Emerson, além do apoio de Marcelo. Vários outros, coordenados por Marcelo, também iniciaram em 2021. Um deles trata da caracterização e simulação da degradação de briquetes de minério de ferro durante seu manuseio e transporte. Esse projeto, realizado junto ao CTF/Vale, conta com a participação do Andres e Thássio. O projeto, batizado de “pilha virtual” trata da simulação de diferentes estratégias do empilhamento e retomada de pilhas de sínter feed na Ternium, visando a redução da variabilidade da alimentação da sinterização, contando com a participação direta de Andrés. Um outro projeto, também com a Ternium, trata da otimização da moagem de coque breeze usando ferramentas de modelagem e simulação. Esse conta com a participação de Thales, Gabriel e Túlio, além de apoio de Rodrigo. Outro projeto, também realizado com a Vale, trata da aplicação da tecnologia digital twin na prensagem de pellet feed. Esse conta com a participação direta de Túlio e Andres. Gabriel está ainda diretamente envolvido com a versão para o português e espanhol dos treinamentos da Anglo Academy (da Anglo American). Aqui vale destacar a importante participação do Rangler no apoio à tramitação de projetos na UFRJ, a qual passou por um processo de aumento exponencial do volume de burocracia. Seu papel como facilitador junto à COPPETEC foi fundamental para que esses projetos pudessem ser iniciados em 2021.
Esse ano foi o que tivemos o maior número de projetos em andamento simultaneamente no LTM, com um total de 25. Por fim, tivemos aprovação de projeto do edital Universal do CNPq, o qual contou com a participação de ex-doutorandos do LTM, hoje docentes no CEFET (Alessandro, Yemcy e Everton), além de membros do LTM (Marcelo, Rodrigo e Andrés).
Dissertações/teses defendidas
Quatro anos após a última defesa de doutorado no LTM, tivemos um número recorde de defesas realizadas no ano. Juliana iniciou a série com defesa de sua tese que tratou de aspectos da sustentabilidade e análise de ciclo de vida aplicados ao beneficiamento mineral. Pedro defendeu tese sobre modelagem matemática da degradação de pelotas queimadas. Alessandro defendeu tese sobre a modelagem mecanicista de moinhos de carga agitada, enquanto Victor defendeu tese que tratou da modelagem avançada da prensagem de rolos. Alessandro foi co-orientado por Rodrigo, Victor contou com a co-orientação de Gabriel, enquanto Marcelo participou da orientação de todos.
Guilherme defendeu a única dissertação de mestrado do ano no LTM, que tratou da parametrização e simulação do manuseio de minérios em chutes de transferência, tendo sido orientada por Rodrigo e Marcelo.
Erick, orientado por Pedro e Marcelo, defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre simulação da britagem. Bernardo, orientado por Rodrigo, defendeu seu TCC em engenharia metalúrgica sobre a implementação de DEM em plataforma Matlab.
Em todos esses eventos acadêmicos, a forte presença dos colegas do LTM demonstrou que, mesmo sob condições de trabalho e defesas remotas, continuamos muito conectados e interessados no sucesso dos colegas!
Publicações em periódicos e participação em congressos
Nesse ano superamos novamente a nossa marca histórica do número de artigos publicados em periódicos internacionais, com um total de 15. Esse foi o ano em que Armando (Vale) e Natasha (BHP) publicaram seu primeiro artigo em periódico! Além disso, nesse ano igualamos o recorde de 2019 (17) no número de artigos submetidos para publicação em periódicos internacionais. Esses artigos publicados em 2021 contaram com a co-autoria de vários pesquisadores de instituições no Brasil (Vale, USP, CEFET) e exterior (University of Queensland, Technical University of Braunschweig, IFFSTAR, Altair EDEM, University of Edimburgh e BHP), que atestam tanto para a forte interação com a indústria quanto com parceiros no exterior.
Esse foi um ano com várias apresentações em congressos, todas de forma remota, com destaque para o Comminution 2021 e o Sustainable Minerals 2021.
Marcelo ministrou várias palestras convidadas em fóruns nacionais e internacionais, todas de forma remota. Junto a Rodrigo, ministrou palestra convidada como parte do ArcelorMittal DEM Users Meeting intitulada “Approaches to simulate fragmentation of steelmaking materials using DEM”. Apresentou a aula inaugural, comemorativa dos 50 anos do PPGEM da UFMG intitulada “Modelagem avançada e simulação nas indústrias mineral e metalúrgica“. Foi também ministrada a palestra convidada como parte do Café com Ciência do ITV/Vale intitulada “Moagem e remoagem de minérios de cobre”. Foi apresentado webinar convidado pela ESSS-Rocky intitulado “Comminution modelling as an engineering tool: a practical approach for industrial equipment design”. Junto a Juliana, apresentou palestra keynote que abriu o Sustainable Minerals´21, intitulada “A Life Cycle-Based, Sustainability-Driven Innovation Approach in the Minerals Industry”. Além disso, ainda participou como painelista no fechamento do evento. Ministrou palestra keynote no CMR Annual Research Day da University of Cape Town intitulada “Comminution of virtual rocks with application in the real world”. Palestra keynote foi ainda apresentada como parte do Indian Instutitute of Metals no seu evento de jubileu (75 anos) intitulada “Advanced modelling and simulation of comminution using the Discrete Element Method”.
Marcelo foi editor do livro “Comminution in the Minerals Industry”, publicado em capa dura pela editora MDPI.
Inovação
Pesquisas no LTM resultaram na implementação de mais dois modelos matemáticos no software IES (Integrated Extraction Simulator): modelo multicomponente do moinho de bolas e da britagem cônica. Essas implementações contaram com a participação direta de Túlio, Brena e Thales.
Pessoas
Luanna, que concluiu mestrado em 2019, agora é doutoranda na Université de Pau et des Pays de l'Adour (Pau, França). Avneer deixou o LTM para atuar na CSN Mineração. Desejamos muito boa sorte a ambos nessas novas empreitadas.
Bernardo ingressou no mestrado sob orientação do Rodrigo. Victor passou a atuar como pesquisador pós-doutor no LTM.
Marcelo foi indicado para compor o Comitê Técnico-Científico do CETEM/MCT, centro com o qual o LTM mantém importantes parcerias. Além disso, se tornou membro da sociedade científica Sigma Xi, fundada em 1886 na Cornell University.
Rodrigo teve seu projeto aprovado no edital CNPq Nº04/2021 Bolsas de Produtividade em Pesquisa, continuando na categoria 2, enquanto Marcelo também no mesmo edital, foi elevado à categoria 1A do CNPq.
Prêmios e distinções
Túlio nos deixou muito orgulhosos pelo Young Author Award, recebido no lançamento do XXXI International Mineral Processing Congress e auferido pelo IMPC Council. Essa foi apenas a terceira vez que o prêmio foi dado a um pesquisador atuante no Brasil (e segunda a um aluno do LTM).
Marcelo, junto a colegas do GCC, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no congresso Mill Operators´21 (Brisbane, Australia) com título "The endemic issue of ball mill overload in SABC circuits" e apresentado pelo Prof. Malcolm Powell.
Mantendo a tradição do LTM no Painel PEMM 2021: Renan recebeu menção honrosa por sua apresentação e também o prêmio de melhor animação, tendo ambos sido orientados por Rodrigo.
Por fim, Marcelo foi listado entre os 10.000 pesquisadores da América Latina de maior destaque pelo AD Scientific Index. Ainda maior destaque foi alcançado na lista dos 2% cientistas mais citados no mundo, tendo alcançado em 2021 a posição 338 entre os pesquisadores atuantes no Brasil em todas as áreas de conhecimento e o 2º lugar entre aqueles que atuam principalmente na área de mineração e metalurgia em toda a América Latina, considerando citações recebidas ao longo de toda sua carreira. Nessa área ele passou da posição 59 na classificação publicada em 2020 para 39 naquela publicada em 2021. Isso mostra a forte repercussão internacional das pesquisas realizadas pelo laboratório.
Expectativas para 2022
Como quase todos os habitantes do planeta, estamos ansiosos por um novo ano com recuo progressivo da pandemia, embora muito atentos para a vacinação do nosso corpo social e manutenção de cuidados básicos de prevenção da transmissão do vírus.
Como já mencionado, vimos algum progresso na tramitação de projetos na UFRJ, seja pela criação do gabinete de tramitação de projetos na reitoria, seja pelo apoio incansável do Rangler e técnicos da COPPETEC. Isso nos faz acreditar que não precisaremos recuar dos grandes avanços que realizamos nas parcerias com a indústria no ano que se inicia.
Quantitativamente, esperamos bater nossos recordes em números de artigos submetidos (17) e publicados (15) em periódicos. Também estamos otimistas em bater nosso recorde de dissertações de mestrado defendidas em 2022, com previsão do número recorde de 7! Desafios sempre fizeram parte do DNA do LTM, e 2022 não será diferente! Parafraseando Sir Isaac Newton em sua carta de 1675, “se conseguimos ver mais longe é porque estamos nos ombros de gigantes”, ou seja, pesquisadores que já não estão entre nós, nos servirão de inspiração para alçarmos voos cada vez mais altos na pesquisa e inovação na nossa área.
Coordenação do LTM/COPPE