Laboratório de Tecnologia Mineral

O LTM é um dos membros fundadores do Global Comminution Collaborative (GCC)  que é um grupo Gcc logo
internacional congrega sete centros de excelência na área de cominuição.

De 2012 a 2021 foi um dos cinco centros de excelência do Anglo American Centre for Comminution, que era sediado no JKMRC, cidade de Brisbane, Austrália. O centro era dedicado à pesquisa, desenvolvimento e aplicações da tecnologia na área de cominuição nas áreas e usinas de interesse da corporação Anglo American. 
Em 2021 o GCC se tornou uma fundação para fins não-lucrativos, com sede na Alemanha (GCC Foundation e.V.), tendo sido o Prof. Luís Marcelo Tavares seu primeiro presidente (2021-2022).

Uma lista dos projetos pode ser vista no página do GCC.

Na imagem abaixo, líderes dos centros membros do GCC, da esquerda para a direita:  Prof. Arno Kwade (TU Braunschweig), Prof. Malcolm Powell (JKMRC), Prof. Hakan Benzer (Hacettepe), Prof. Aubrey Mainza (UCT), Prof. Luís Marcelo Tavares (UFRJ) and Prof. Magnus Evertsson (Chalmers).

Prof. Arno Kwade, Prof. Malcolm Powell, Prof. Hakan Benzer, Prof. Aubrey Mainza, Prof. Luís Marcelo Tavares and Prof. Magnus Evertsson
 
 
                        Department of Mining Engineering (Haceteppe Üniversitesi, Ankara)                          

                             Centre for Minerals Research (University of Cape Town, Cape Town)                               

                                   Rock Processing Group (Chalmers University of Technology, Götteborg)                         
                            Institute für Partikeltechnik (Technische Universität Braunschweig, Braunschweig)       
                         Julius Kruttschnitt Mineral Research Centre (University of Queensland, Brisbane)            

                 Technische Universität Braunschweig                  Dr Holger Lieberwirth (Technische Universität Bergakademie Freiberg)                 Technische Universität Braunschweig
 
 

imagem 3Com o apoio do Anglo American Centre for Sustainable Comminution, 14 membros do Global Comminution Collaborative passaram três dias na planta de Minas Rio em Conceição do Mato Dentro - MG, revisando a planta de processamento e conduzindo um workshop interativo sobre oportunidades de melhorias do processo. O GCC apresentou os resultados da revisão do projeto e observações da planta e forneceu informações técnicas especializadas sobre o processo e equipamentos em utilização em Minas Rio. Os 14 integrantes da Anglo, proporcionaram um retorno ativo e informativo sobre os problemas e necessidades da usina e estes foram convertidos em uma lista de ações com contribuições da planta e do GCC.

Os membros do GCC gostariam de agradecer ao pessoal da usina e do processamento que tão entusiasticamente nos receberam e esperamos que os resultados construtivos do workshop possibilitem o estabelecimento de uma relação de longo-prazo que contribua com a melhoria de produtividade em Minas Rio em sua caminhada para a produção máxima.

imagem gccOs professores Rodrigo Carvalho e Luís Marcelo organizaram entre os dias 16 e 19 de outubro, o workshop da International Comminution Research Association (ICRA), realizado na cidade de Búzios, situado à 180 km da cidade do Rio de Janeiro, na região dos lagos. Em um ambiente altamente informal, os pesquisadores se aprofundaram em tópicos indo da caracterização de minérios, modelagem, equipamentos até controle de processos, discutindo o estado da arte, as lacunas existentes na pesquisa e também a visão de futuro nessas áreas. Uma delegação com 26 pessoas, representando oito institutos e empresas de diversos países (LTM/UFRJ, JKMRC/UQ, iPAT/TUB, Chalmers, Hacettepe, CMR/UCT, Tampere UT and Anglo American) participaram do workshop.

 

Topo