Prof editedO Prof. Marcelo Tavares apareceu pelo segundo ano seguido na lista recém-publicada do ranking da Stanford University que classificou os 2% pesquisadores mais citados em 22 campos e 176 áreas de conhecimento científico de acordo com a produção científica ao longo de toda sua carreira. O destaque é sua ascensão no ranking se comparado com o levantamento realizado em 2020, ocupando agora a posição 338 (392ª em 2020) no Brasil em todas as áreas de conhecimento e a 39ª posição (66ª em 2020) entre os pesquisadores que atuam em todo o mundo na área de mineração e metalurgia. Em um segundo ranking, que leva em consideração apenas as citações recebidas em 2020, a posição é ainda mais destacada: 56ª posição entre os pesquisadores de todas as áreas de conhecimento que atuam no Brasil, 11ª posição entre aqueles que atuam predominantemente na área de mineração e metalurgia em todo o mundo e 1º na América Latina!

A metodologia empregada pelos pesquisadores tem sido considerada válida pois elimina auto-citações e também pondera casos em que o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores. As informações necessárias para a classificação foram coletadas na plataforma Scopus em agosto de 2021. As listas completas podem ser encontradas em https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3. Além do Prof. Marcelo, outros dois docentes do PEMM também aparecem nessa lista: a Profa. Bluma Soares e o Prof. Achilles Dutra, ambos já tendo colaborado com as pesquisas no LTM!

Prof. Marcelo também apareceu em outro ranking, baseado no Índice Científico Alper-Döğer, tendo sido listado entre os 10.000 pesquisadores mais influentes da América Latina. A abrangência desse último, entretanto, é mais limitada, pois se baseia apenas em pesquisadores com perfil ativo no Google Scholar, que nem todo pesquisador tem.

É muito importante lembrar que esta posição de grande destaque jamais teria sido alcançada se não fosse pela grande contribuição de todos os colaboradores atuais e anteriores do LTM, incluindo docentes, técnicos, pós-docs, doutorandos, mestrandos, alunos de IC e estagiários que deram importantes contribuições diretas ou trabalharam nos bastidores para que a pesquisa realizada no LTM alcançasse essa repercussão internacional. É também importante destacar os parceiros acadêmicos externos, seja do Brasil ou exterior, pois fortalecem a atuação do LTM tanto na área de tecnologia mineral quanto em áreas afins. Por fim, deve ser destacada a importante contribuição de parceiros da indústria que dão valor à importância da inovação, e às agências de fomento que, dentro de suas limitações, também apoiam pesquisas no LTM!