Laboratório de Tecnologia Mineral

PublicarO Laboratório de Tecnologia Mineral, como parte do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMM/COPPE/UFRJ), está com diversas oportunidades para bolsistas de pós-graduação.

As vagas são direcionadas a quem se interesse por cursar Mestrado ou Doutorado em tempo integral e com uma série de projetos de pesquisa englobando diversos temas:

• - Cominuição e classificação
    - Modelagem e simulação de processos
    - Método dos elementos discretos
    - Fundamentos da quebra de partículas
    - Simulação avançada do manuseio de granéis e de emissões de material particulado

Interessados tem ainda a oportunidade de envolvimento em trabalhos com indústrias parceiras com potencial financiamento de bolsas de projeto. Dentre as várias empresas parceiras com possibilidade de projetos envolvendo alunos de pós-graduação, temos:

• - VALE S.A.
    - Ternium Brasil
    - Anglo American
    - Altair EDEM
    - ESSS

Inscrições para concorrer as vagas estarão abertas até o dia 14/01/2022 (sexta-feira) e poderá ser feitas na página oficial do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ AQUI. Detalhes a respeito dos pré-requisitos para inscrição podem ser encontrados no Edital PEMM – 2022 e demais formulários e formatos de documentos necessários podem ser acessados AQUI. Se tratando de inscrições para Mestrado ou Doutorado nas áreas de pesquisa do Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM/COPPE/UFRJ), candidatos e candidatas devem preencher, no momento da inscrição, a Área de Pesquisa igual a “Metalurgia Extrativa: Tec. Mineral e Ambiental”.

Candidatos aprovados terão ainda oportunidade de recebimento de Bolsa de projeto + Bolsas competitivas (CNPQ, CAPES, FAPERJ) e atuar sob orientação dos professores Luís Marcelo Tavares e Rodrigo Magalhães de Carvalho.