Notícia Site LTM 2023 4 Foto CapaEquipe do LTM, formada pelos professores Marcelo e Rodrigo e o doutorando Túlio, participou de dois importantes eventos na área de cominuição na África: o 13th International Comminution Symposium (Comminution ´23) na Cidade de Cabo (África do Sul) e o workshop do Global Comminution Collaborative (GCC) em Maun (Bostwana).

Prof. Marcelo realizou apresentação oral do trabalho “Measuring fracture energy and particle strength distributions with the Geopyörä” com co-autoria de Alan e Gabriel (LTM), além de Marcos Bueno (Geopyörä Oy) e do Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined e Geopyörä Oy).
Túlio então realizou apresentação oral do trabalho “Investigation of single particle breakage under slow compression”, que contou com a co-autoria do Prof. Marcelo, bem como do Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined, Austrália) e do Prof. Magnus Everssson e da pesquisadora Caroline Andersson (Chalmers University, Suécia).
Prof. Rodrigo apresentou o poster “Optimization of industrial rod milling of coke breeze through modeling and simulation”, com co-autoria do mestrando Thales e do Prof. Marcelo (LTM), bem como de Bruno Pinheiro (Ternium Brasil).
Outros trabalhos orais foram apresentados por parceiros, mas que contaram com a co-autoria de membros do LTM. O trabalho “Simulation of industrial PGM and iron ore ball milling circuits from batch laboratory tests foi apresentado por Edward Mavhungu, tendo ainda como co-autores Normond Solomon, Jens Lichter e Carlos Bergmann (Anglo American), bem como Túlio, Brena e o Prof. Marcelo (LTM).
Por fim, o Prof. Malcolm Powell (Comminution Reimagined) apresentou o trabalho “Developing a mill transport model”, que contou Prof. Indresan Govender (Mintek, África do Sul), Dion Wethereley (SMI-JKMRC), Aubrey Mainza (University of Cape Town, África do Sul), além do Prof. Marcelo, como co-autores.

O LTM/UFRJ foi o único representante acadêmico da América Latina no evento. Outro destaque no Comminution ´23 foi a participação do Prof. Rodrigo na mesa da sessão técnica número 6. O maior destaque do evento, entretanto, foi a premiação recebida pelo Túlio, que merecerá uma notícia à parte.
Após o congresso, a equipe do LTM, bem como parceiros dos institutos membros e afiliados se reuniram em Maun (Botswana) para o Workshop Anual do GCC. Várias discussões técnicas por todo o grupo, e administrativas pelo conselho de direção, foram realizadas. Um destaque foi a apresentação pelo Prof. Rodrigo dos avanços realizados na implementação de modelos e circuitos no simulador dinâmico Dyssol pelo Rodrirgo Prates. Essa apresentação e as discussões culminaram na definição preliminar dessa como a plataforma de simulação dinâmica a ser adotada pelo GCC.