Junto ao Prof. Simon Larsson (Luleå University of Technology, Suécia) e A. Svanberg (Luleå University of Technology, Suécia), o Prof. L.M. Tavares está organizando a sessão intitulada “Computational Methods in Mining, Mineral Processing and Geotechnical Applications” como parte do IX International Conference on Particle-based Methods (Particles 2025). O evento será realizado de 20-22 de outubro de 2025 em Barcelona, Espanha.
Clique AQUI para mais informações sobre o evento e chamada de trabalhos.
As já tradicionais listagens dos pesquisadores entre os 2% com maior repercussão de suas publicações do mundo (August 2024 data-update for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators") foram há pouco divulgadas e temos duas ótimas notícias: O Prof. Luís Marcelo Tavares subiu substancialmente em ambos os rankings, enquanto nosso pesquisador pós-doutor, o Gabriel Pantoja Barrios, marcou sua presença pela primeira vez em uma delas!
Um dos rankings lista os pesquisadores com base em todas as citações recebidas ao longo de sua carreira, enquanto o outro lista os pesquisadores de maior destaque considerando apenas citações recebidas em 2023. Ambas as listas incluem os 2% dos pesquisadores em cada uma das várias áreas de atuação.
No caso do Prof. Tavares o destaque é sua ascensão no ranking principal, que trata de citações recebidas ao longo de toda sua carreira. Ele subiu mais de 10 mil posições, agora sendo listado entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, tendo subido para a posição 96.727. Dentre os pesquisadores que atuam no Brasil, subiu mais de 40 posições, agora ocupando a posição 279. De todos os pesquisadores do mundo que atuam na área de mineração e metalurgia (Mining & Metallurgy), subiu de 38 para 35. Atualmente é o pesquisador da COPPE com mais alto ranking.
No caso do Gabriel P. Barrios o destaque foi seu ingresso na lista dos pesquisadores com maior destaque no mundo com base nas citações recebidas em 2023. Ele está ocupando a posição 789.448, dentre um total de mais de oito milhões de pesquisadores, ficando na 7ª posição dentre os pesquisadores que atuam no país na área de Mining & Metallurgy! Nesse mesmo ranking, o Prof. L. Marcelo Tavares ocupa a posição 28.084 e o 1º lugar nessa mesma área no Brasil.
Embora nessas listas constem os indivíduos, essa posição de destaque alcançada pelos pesquisadores é fruto de todo o trabalho em equipe do corpo social do LTM!
O Departamento e Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ organizou mais uma edição do Painel PEMM, com 75 submissões de trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação, mestrado e doutorado. Um evento de grande importância para a troca de conhecimento e apresentação de inovações na área!
Na categoria Graduação:
• Nyvea Motta apresentou o pôster Estudo das emissões eólicas de material particulado a partir da degradação de pelota queimada, orientada por Andrés Petit e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Dariana Andressa Andrade de Oliveira apresentou o pôster Investigação da quebra multicomponente em leitos confinados de partículas, orientada por Túlio Campos e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Bernardo apresentou o pôster Energia específica na produção de agregado para a construção civil, orientado por Erick Guimarães e Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Lucas Tavares apresentou a comunicação oral Análise da redução de emissão de particulado pelo uso de barreira de árvores, orientado por Prof. Luiz Silva e Andrés Petit.
Na categoria Mestrado:
• Felipe apresentou Avaliação da abrasividade Ai de Bond e dureza dos revestimentos de britagem produzidos por manufatura aditiva, orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares.
• Erick apresentou Viabilidade técnica da mineração submarina de areia na Baía de Guanabara – Remoção de sal aderido ao sedimento, também orientado pelo Luís Marcelo Tavares.
Na categoria Doutorado:
• Thales apresentou Modelagem e simulação dinâmica de um circuito de britagem de minério de nióbio, orientado por Luís Marcelo Tavares.
• Túlio apresentou Quebra de partículas por compressão: Da quebra de partículas individuais a leitos confinados, orientado por Luís Marcelo Tavares, e foi premiado com o melhor trabalho na categoria Doutorado Comunicação Oral, destacando-se pela relevância do tema e excelência na apresentação.
Parabenizamos todos os participantes pelo empenho e pelas contribuições importantes para o avanço da pesquisa na nossa área!
Foto 1: Túlio Foto 2: Erick Foto 3: Bernardo
Foto 4: Dariana Andressa Foto 5: Felipe Foto 6: Lucas Tavares
Pesquisadores do LTM/UFRJ tiveram uma participação destacada no XXXI International Minerals Processing Congress (IMPC), realizado de 29/9 a 3/10 em Washington (DC), com trabalhos relevantes em áreas de grande impacto no setor. Esse é o principal congresso na área de tratamento de minérios a nível internacional, realizado a cada dois anos.
Túlio Campos apresentou o trabalho intitulado "A Preliminary Non-linear Model Predictive Control for Pressing Iron Ore Concentrates in an Industrial HPGR", onde foram abordadas soluções inovadoras para o controle preditivo em prensas de rolos (HPGR). Além disso, ele presidiu a Sessão Comminution II (HPGR Technology), que discutiu os avanços e desafios dessa tecnologia.
Victor Rodriguez trouxe uma contribuição importante com o estudo "Predicting the Performance of an Industrial HPGR with Severely Worn Rollers Using DEM", no qual foi analisado o desempenho de prensas de rolos com desgaste severo, utilizando simulação por método de elementos discretos (DEM).
Rodrigo Carvalho, por sua vez, apresentou o trabalho "Dynamic Simulation of Multicomponent Grinding Circuits Using Dyssol", abordando o uso de simulação dinâmica em circuitos de moagem multicomponentes, um campo que promete otimizar processos industriais de maneira significativa.
Além das apresentações, os três pesquisadores representaram o LTM/UFRJ no workshop organizado pelo Global Comminution Collaborative (GCC), onde discutiram temas fundamentais com parceiros da indústria. Nesse encontro, Rodrigo Carvalho apresentou uma proposta para a implementação de uma plataforma de simulação dinâmica em colaboração com a DyssolTec, reforçando a importância da inovação tecnológica no setor.
Por fim, Luís Marcelo Tavares foi eleito para fazer parte do IMPC Council, conselho formado pelos três presidentes dos congressos anteriores, além de oito membros eleitos. Ele participará desse conselho, que trata da escolha dos países-sede e de tratativas com os organizadores, de 2024 a 2028.
Essa participação no IMPC é um marco importante para o LTM/UFRJ, destacando a relevância da pesquisa acadêmica em colaboração com a indústria para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de processamento mineral.
Como já é tradição, a equipe do LTM marcou forte presença na edição de 2024 da ABM Week, realizada de 3 a 5 de Setembro em São Paulo, com a presença de 8 de seus membros: Prof. Luís Marcelo, Alessandro Oliveira, Victor Rodriguez, Túlio Campos, Vivian Moutinho, Rodrigo Prates, Felipe Almeira e Nyvea Motta.
Um total de 5 trabalhos foram apresentados, sendo divididos entre o 23º Seminário de Mineração e o 10º Seminário de Aglomeração de Minérios, enquanto participamos ativamente de uma Mesa Redonda.
No dia 3 de Setembro, dois trabalhos realizados em uma parceria do LTM com a equipe do Minas Rio, da Anglo American, foram apresentados. Foram eles o “Comparação de alternativas de britagem primária para itabirito competente usando DEM”, apresentado pelo Victor, e o “Simulação integrada do processamento de minério de ferro em Minas-Rio: Mais de uma década de parceria universidade-empresa”, apresentado pelo Prof. Luís Marcelo. No dia 4 de Setembro o Prof. Luís Marcelo apresentou um terceiro trabalho da parceria LTM/Minas-Rio, este intitulado “Tipologias na cominuição de itabiritos: Caso da jazida de Serra do Sapo – Minas-Rio”. Ainda no dia 4 de Setembro dois outros trabalhos, dessa vez em uma parceria LTM/Vale, foram apresentados, sendo o trabalho “Controle preditivo baseado em modelo aplicado à prensagem industrial de concentrados de minério de ferro” apresentado pelo Túlio e o trabalho “Avaliação do desempenho de um sistema de alimentação do separador magnético de rolos no processamento de minério de ferro a seco” apresentado pelo Alessandro.
A Mesa Redonda, que fez parte do 23º Seminário de Mineração, tratou do uso da Inteligência Artificial na Mineração, e teve como participantes o Prof. Marcelo Tavares, além do Dr. Constantino Seixas, Dr. Giorgio de Tomi e da Gerente de Programas da Vale, Ana Carolina Bruno. A mesa contou com a mediação de Gisele Hwang. Ela foi idealizada pela Vânia Andrade e contou com o apoio do Túlio na organização.
Um ponto de destaque da edição comemorativa dos 80 anos da ABM desse ano foi o apoio que a associação ofereceu a várias instituições de ensino no Brasil, entre elas a UFRJ. Isso tornou possível fretar um ônibus, que levou tanto vários membros do LTM quanto do DMM/PEMM!