Laboratório de Tecnologia Mineral

Foi com grande satisfação que recebemos no dia 1/8/2023, não um, mas dois prêmios de reconhecimento técnico na 7ª edição da ABM Week!

O primeiro foi o Prêmio Vale Aglomeração de Minérios, recebido pelo trabalho intitulado “Uso de resíduos de granito como coating de pelotas para reatores de redução direta”, de autoria de Ana Maria Bailon, Felipe Morato, Samuel Sena, Sanderson Battestin, Raphael D. de Medeiros, Ricardo J. da Silva (Samarco) e Luís Marcelo Tavares (LTM/UFRJ). Esse trabalho é parte da pesquisa de mestrado de Ana Maria Bailon no PEMM/UFRJ (em andamento), sob orientação do Prof. Luís Marcelo Tavares.

O segundo foi o Prêmio Samarco Mineração, recebido pelo trabalho intitulado “Estratégia robusta de calibração de parâmetros para simulação do escoamento de minério de ferro em chutes de transferência”, de autoria de Guilherme Pereira de Oliveira (Vale), Henrique Almeida, Rodrigo Magalhães de Carvalho e Luís Marcelo Tavares (LTM/UFRJ). Este trabalho foi fruto de convênio de cooperação técnico-científica entre a Vale e a UFRJ, bem como da pesquisa de mestrado de Guilherme Pereira de Oliveira no PEMM/UFRJ (defendida em 2021), realizada sob orientação dos Profs. Rodrigo M. de Carvalho e Luís Marcelo Tavares.

Sermos agraciados com esses Prêmios Samarco e Vale por trabalhos em parceria com essas mesmas empresas (só que invertidas!), demonstra que as pesquisas no LTM que resultam na formação de pessoal de alto nível, em publicações de alto impacto e inovações na indústria, têm encontrado cada vez maior reconhecimento! Com esses, contamos no LTM com um total de sete prêmios por trabalhos apesentados em eventos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

A sétima edição do ABM Week 2023 encerrou em 3 de agosto de 2023, tendo contado com o maior número de participantes desde sua primeira edição.

Clique AQUI para conferir o Certificado do Prêmio SAMARCO 2023.

Clique AQUI para conferir o Certificado do Prêmio VALE 2023.

 

Ana Maria Luís Marcelo NOTICIAGuilherme prêmio NOTICIA

 

 

A apresentação do aluno Alan Pereira Fidalgo, intitulada “Modelagem e simulação de separadores magnéticos de terras raras na concentração de minério de ferro”, recebeu menção honrosa na 12ª SIAc (Semana de Integração Acadêmica da UFRJ), realizada de 29 de maio a 2 de junho de 2023. Ele é o trabalho número 4149 na lista dos agraciados (anexo). Alan é orientado pelo Prof. Luís Marcelo Tavares e pelo pesquisador pós-doutor Horácio Andrés Petit.  A pesquisa é parte de convênio de cooperação científica entre a UFRJ e a Vale, cujo objetivo é desenvolver um modelo matemático para simulação da separação magnética de minério de ferro na faixa fina, com base nas características do minério e condições de operação do separador. Ela se insere nas iniciativas da Vale no sentido de promover tecnologias que permitam a redução do uso da água e, portanto, de barragens, no processamento de minérios de ferro.

Relatório de Menções Honrosa

LTMnoticia 2

Projetos inovadores criados por empregados (as) da Samarco foram premiados pela empresa, no dia 26/04/2023, no Evento Anual de Reconhecimento.  A iniciativa contemplou as melhores ideias e projetos dos programas Ideias de Valor e Melhoria Contínua. As propostas apresentadas foram avaliadas por uma banca de especialistas. A ação faz parte do Movimento de Inovação lançado em 2022. Tivemos a grata surpresa de vermos dois alunos de tempo parcial no PEMM e no LTM receberem o primeiro prêmio em cada um dos programas!

Maciel Rodrigues Rocha Bianchi, doutorando sob a supervisão do Prof. Rodrigo, recebeu o 1º prêmio do programa “Ideias de Valor” na categoria “Nível superior” com o projeto “Balanço Térmico online do forno 4”.

Ana Maria Baillon, mestranda sob a supervisão do Prof. Marcelo, recebeu o 1º prêmio do programa “Melhoria Contínua” pelo projeto “Desenvolvimento de Combustíveis Sólidos”.

Um forte abraço de toda a equipe do LTM aos agraciados, bem como à Samarco pela iniciativa, que estimula e apoia seus engenheiros e técnicos a buscar soluções inovadoras aos problemas encontrados no seu dia-a-dia.

Mais informações AQUI.

02 05 LTM Ft2

Em 2023 foi criada a premiação “GCC Student Paper Award”, a ser concedida anualmente pela GCC Foundation e.V. à melhor apresentação por um aluno de pós-graduação ou recém-graduado em um evento selecionado internacional na área de cominuição. O agraciado recebe um certificado e um prêmio no valor de 500 euros. Em 2023 o evento selecionado foi o 13th International Comminution Symposium, realizado recentemente na Cidade do Cabo (África do Sul). Ao final do evento tivemos a grata surpresa da escolha do Túlio Campos para o prêmio, pela apresentação do trabalho “Investigation of single particle breakage under slow compression”. Tendo em vista a alta qualidade dos trabalhos apresentados por jovens pesquisadores no evento, o prêmio também foi concedido a Max Tobaben, esse  em doutoramento no iPAT (Technische Universität Braunschweig, Alemanha). É mais um destaque à trajetória brilhante do Túlio e também um reconhecimento à excelência que buscamos nas pesquisas no LTM.

A GCC Foundation e.V. é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover e difundir a cominuição. Ela tem sede na Alemanha e o LTM/UFRJ é um dos sete institutos fundadores. 

02 05 LTM Foto1

02 05 LTM Foto202 05 LTM Foto3

Hayla, que realizou iniciação científica, trabalho de conclusão de curso em engenharia metalúrgica e mestrado no LTM/PEMM/UFRJ, e que está realizando seu doutorado desde 2019 no JKMRC sob a co-orientação do Prof. Luís Marcelo Tavares, foi a recipiente do Ian Morley Award 2022. Clique AQUI saiba mais.

Estabelecido em 1990, o Ian Morley Prize é concedido anualmente a alunos do Sustainable Minerals Institute da University of Queensland em Brisbane, Austrália. O prêmio é concedido com base em realizações acadêmicas, relatos de experiências de trabalho, liderança e personalidade.

Hayla segue os passos de outros brasileiros muito reconhecidos na área, recipientes do prêmio em anos anteriores: Homero Delboni Jr. (1994 - Professor do DEMIN/USP), Marcos Bueno (2012 – Presidente e fundador da Geopÿorä Oy) e Bianca Fogiatto (2015 – Diretora, Cominuição e Processamento na Ausenco).

Topo